Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESTEMIDAS

Amigas de Pilar? Confira cinco mocinhas de época muito à frente de seus tempos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Gabriela Medvedovski em cena da novela Nos Tempos do Imperador

Pilar (Gabriela Medvedovski) enfrentou o pai e o noivo para estudar em Nos Tempos do Imperador

GUILHERME MACHADO

guilherme@noticiasdatv.com

Publicado em 23/8/2021 - 6h25

Pilar (Gabriela Medvedovksi) tem se destacado em Nos Tempos do Imperador. A mocinha da novela das seis da Globo é firme em suas convicções e não fica amedrontada de falar o que pensa, mesmo que isso possa lhe causar problemas.

Mesmo humilhada pelos professores da faculdade de Medicina, ela não esmoreceu e fez questão de responder todas as perguntas, na busca de seu sonho de se tornar a primeira médica mulher do Brasil.

A heroína também não pensou duas vezes em enfrentar seu pai e fugir no dia em que aconteceria seu casamento com Tonico Rocha (Alexandro Nero), o que deixou o vilão furioso.

Mas ela é só uma na lista de heroínas de novelas de época que se mostraram muito à frente de seus respectivos tempos. Confira outras personagens que poderiam muito bem serem amigas de Pilar:

Reprodução/tv globo

Mariana Ximenes em Chocolate com Pimenta

Ana Francisca (Chocolate com Pimenta)

Muito antes da condessa de Barral, Mariana Ximenes viveu uma das protagonistas mais empoderadas do horário das seis. De origem humilde, a Ana Francisca de Chocolate com Pimenta (2003) viu sua vida virar um inferno após ser humilhada diante de todos na cidade de Ventura e se sentir traída por Danilo (Murilo Benício), o homem que amava.

Porém, após se casar com Ludovico (Ary Fontoura), dono de uma fábrica de chocolates, ela ficou rica e poderosa. Anos depois, voltou para se vingar de todos que lhe fizeram mal e não permitiu que mais ninguém a rebaixasse, mesmo que a chamassem de "cavadora de ouro".

Reprodução/tv globo

Alinne Moraes em Além do Tempo

Lívia (Além do Tempo)

A trama espírita de Elizabeth Jhin teve duas fases distintas, com a primeira se passando no século 19. Em Além do Tempo (2016), Lívia (Alinne Moraes) era uma moça corajosa que era enviada a um convento, mas se mostrava disposta a tudo para viver seu amor com Felipe (Rafael Cardoso).

Altiva, ela também não se deixou abater pelas críticas de sua mãe (Ana Beatriz Nogueira) ou pelas regras da sociedade da época, o que certamente ajudou bastante quando ela reencarnou mais de cem anos depois.

Reprodução/tv globo

Andréia Horta em Liberdade, Liberdade

Joaquina (Liberdade, Liberdade)

Uma das mocinhas mais revolucionárias dos últimos tempos, Joaquina (Andréia Horta) de Liberdade, Liberdade (2016) era filha de Tiradentes (Thiago Lacerda), principal figura da Inconfidência Mineira. Ela foi obrigada a deixar o Brasil ainda criança e voltou apenas anos depois, sob a identidade de Rosa.

Inspirada por seu pai, ela detestava as injustiças da época, sobretudo a escravidão e a pobreza imposta ao povo. Ao longo da história, ela pegou em armas, lutou contra vilões, falou em alto e bom som a favor dos oprimidos, e até terminou a novela clamando por liberdade para o povo.

Reprodução/tv globo

Isabelle Drummond em Novo Mundo

Anna Millman (Novo Mundo)

Protagonista da novela que deu origem a Nos Tempos do Imperador, Anna (Isabelle Drummond) da novela Novo Mundo (2017) também era uma figura muito além de sua época. A aventureira não se conformava com as normas impostas às mulheres e tinha um espírito batalhador.

Ela foi outra que empunhou uma espada algumas vezes para se defender, além de batalhar por um futuro mais justo e digno para o Brasil, sempre ao lado de sua amiga Leopoldina (Leticia Colin).

Reprodução/tv globo

Malu Mader em Força de Um Desejo

Ester (Força de Um Desejo)

Uma influente cortesã, a Ester (Malu Mader) de Força de Um Desejo (1999) foi da humilhação à glória. Na novela de Gilberto Braga e Alcides Nogueira, a moça era apaixonada por Inácio (Fábio Assunção), mas esse amor despertou o ódio de Idalina (Nathalia Timberg), avó dele, que não aceitava que o rapaz se relacionasse com alguém de classe inferior.

Ofendida e chamada de meretriz, Ester confrontou o preconceito e se tornou baronesa. Com sua influência, ela deu o troco em todos que a humilharam. Em uma das cenas mais marcantes da novela, ela ordenou que todas as roupas de Idalina fossem queimadas.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#71 - Dom Pedro usa artimanha sensual em Nos Tempos do Imperador!" no Spreaker.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.