Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok
Conhecido por seus papéis em novelas, Alexandre Nero começou sua carreira artística como músico - Estevam Avellar/TV Globo

Alexandre Nero

Alexandre Nero é um ator, cantor e músico nascido em 13 de fevereiro de 1970, em Curitiba (PR). Casado com a atriz Karen Brusttolin, é pai de Noá e Inã.

Conhecido pelo papel de Comendador José Alfredo em Império (2014), o artista nem sempre pensou em ter a atuação como carreira. Sempre voltado à música, fundou em 1994 a Associação dos Compositores da Cidade de Curitiba.

Sua carreira como ator começou justamente no teatro musical. Estreou nos palcos em 1995, como ator da peça Chicago 1930. Mais tarde, em 2006, Alexandre Nero participou do sucesso de crítica Os Leões, no teatro. Foi este espetáculo que lhe abriu portas para a televisão. Daniel Berlinsky, produtor de elenco da Rede Globo, assistiu à montagem e chamou o ator para fazer o especial de fim de ano Casos e Acasos (2007).

Após a estreia na TV, Alexandre Nero engatou um papel em outro. No ano seguinte, foi convidado para o papel de Vanderlei em A Favorita (2008), de João Emanuel Carneiro. Seu personagem de estreia em novelas era um homem tímido e apaixonado por Catarina (Lilia Cabral).

Em 2009, ganhou um papel maior, interpretando Terêncio em Paraíso, novela de Benedito Ruy Barbosa. Com o personagem, teve que encarnar um peão de rodeio, e mostrou sua versatilidade ao resgatar o passado. “Me formei em técnico agrícola e estudei, na prática, com os animais. Hoje tento resgatar lembranças e sensações dessa época. O sotaque foi mais fácil, pois meus pais são de Minas Gerais”, contou Alexandre Nero ao site da Globo.

No ano seguinte, já estava contratado na TV Globo e continuou nas novelas, dessa vez em Escrito nas Estrelas (2010), de Elizabeth Jhin. O ator interpretou Gilmar, um homem atraente, ambicioso e bem diferente do papel anterior.

Um dos personagens mais desafiadores para Alexandre Nero veio em seguida, quando encarnou Baltazar em Fina Estampa (2011). O homem era violento e batia na mulher, e o ator precisou encarar a questão da violência doméstica com o maior cuidado possível.

Nero conseguiu criar uma outra faceta do homem na relação com Crô (Marcelo Serrado). Apesar de homofóbico, Baltazar mostrou que poderia ter algum sentimento pelo personagem gay. Isso fez com que a novela se estendesse para um spin-off. Nos anos seguintes, os dois se cruzaram de novo em Crô: o Filme (2013), de Bruno Barreto.

Em Salve Jorge (2012), de Gloria Perez, o ator viveu o bon vivant Stênio, apaixonado por Helô (Giovanna Antonelli). Já em Além do Horizonte (2013), de Marcos Bernstein e Carlos Gregório, interpretou Hermes, o Luminoso Mestre.

Comendador

Seu papel de maior destaque veio em 2014, quando deu vida ao Comendador José Alfredo em Império, de Aguinaldo Silva. “Esse talvez tenha sido o personagem que me deram mais tempo e estrutura para preparar. Eu recebo mensagem do mundo inteiro por causa do Comendador”, contou Alexandre Nero ao site da Globo.

Na época com 44 anos, Nero teve que parecer mais velho, então passou por um trabalho cuidadoso de maquiagem. O Comendador era ambicioso, obstinado e sedutor, e isso o fez ganhar o coração do Brasil. Graças ao personagem, Alexandre Nero cantou ao lado de Roberto Carlos em seu especial de fim de ano.

O papel deu mais projeção ao ator, que na sequência interpretou Romero Rômulo em A Regra do Jogo (2015), de João Emanuel Carneiro. Pelo trabalho, concorreu ao Emmy Internacional de melhor ator.

Alexandre Nero ainda marcou presença na série Filhos da Pátria e na novela das onze Onde Nascem os Fortes, ambas da Rede Globo.

Carreira musical de Alexandre Nero

Alexandre Nero nunca deixou de lado sua trajetória na música. O artista havia gravado dois discos antes de ganhar os palcos: Camaleão (1995) e Maquinaíma (2001). Quando já estava atuando na TV, gravou e lançou Vendo Amor (2011). Três anos depois, lançou seu primeiro documentário musical Revendo Amor - Com Pouco Uso Quase na Caixa (2014).

Com outros músicos, foi parte das bandas Grupo Fato, Maquinaíma e Denorex 80.

Principais trabalhos na TV

 

AnoProduçãoPersonagem
2008A FavoritaVanderlei Peive
2009ParaísoTerêncio
2010Escrito nas EstrelasGilmar
2011Fina EstampaBaltazar Fonseca (Zoiúdo)
2012Salve JorgeStênio Alencar
2013Além do HorizonteArmando Carvalho (Hermes)
2014ImpérioJosé Alfredo Medeiros (Comendador)
2015A Regra do JogoRomero Rômulo da Silva
2018Onde Nascem os FortesPedro Gouveia

 


Personagens


Galeria de fotos de Alexandre Nero


Últimas notícias de Alexandre Nero


Últimas notícias

as + lidas

Enquete

Galvão Bueno merece ganhar um programa aos domingos na Globo?