COISAS DE SHAKESPEARE
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Davi (Rafael Vitti) e Elisa (Larissa Manoela) em Além da Ilusão: amantes desafortunados
Alessandra Poggi revirou a estante de clássicos e tirou a poeira de um exemplar de Romeu & Julieta (1597) para resgatar um recurso já clichê para cinema e literatura, mas razoavelmente incomum para telenovelas brasileiras. Em Além da Ilusão, Davi (Rafael Vitti) e Elisa (Larissa Manoela) fazem as vezes de star-crossed lovers --os amantes desafortunados, em tradução livre para português.
William Shakespeare (1564-1616) cunhou a expressão no prólogo de uma das suas tragédias mais famosas para indicar que o romance entre os protagonistas estava fadado ao fracasso. Eles nasceram sob o desígnio de uma estrela ruim, em que o próprio destino se encarregaria de separá-los a qualquer custo.
A teledramaturgia também promove uma série de encontros e desencontros, até como se fosse obra de uma força maior, mas o telespectador já conta um final feliz à espera dos protagonistas no último capítulo. A novela das seis, porém, quebra essa expectativa diante da morte trágica de Elisa.
Davi realmente não tem qualquer possibilidade de ser feliz ao lado da filha de Violeta (Malu Galli) que será atingida em cheio por um disparo acidental de Matias (Antonio Calloni). Eles serão separados para sempre, já que a paixão do rapaz por Isadora (Sofia Budke/Larissa Manoela) na segunda fase não tem qualquer explicação sobrenatural.
O ilusionista até vai se impressionar com semelhança entre as irmãs, mas não se encantará pela caçula dos Tapajós imediatamente. Ele voltará não para concluir uma história de amor, mas para provar que é inocente e que passou dez anos atrás das grades em uma armação do personagem de Antonio Calloni.
Davi e Elisa na novela das seis
A Globo não traz uma história de star-crossed lovers há pelo menos 27 anos, desde que Otávio (Antonio Fagundes) e Diná (Christiane Torloni) morreram antes de serem felizes em A Viagem (1994). Eles também não ficaram juntos em nenhuma das encarnações mostradas pela história de Ivani Ribeiro, uma no século 18 e outra na Idade Média.
Em geral, novelas espíritas fazem uso de parte do recurso, mas o subvertem na fase seguinte, como Alma Gêmea (2005) e Além do Tempo (2015). Um dos casos mais recentes foi Espelho da Vida (2018), em que Júlia e Daniel só se realizaram afetivamente na próxima encarnação --com Cris (Vitoria Strada) e Danilo (Rafael Cardoso).
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8
Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.