Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CULPA DO DAVI?

Além da Ilusão serra capítulos ao meio e cria episódios num passe de mágica

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Larissa Manoela, como Elisa, segura uma rosa com a mão direita enquanto vê Rafael Vitti, o Davi, fazer uma mágica com um leque e confetes em cena de Além da Ilusão

Elisa (Larissa Manoela) e Davi (Rafael Vitti) em Além da Ilusão: mágica também nos bastidores

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 23/2/2022 - 6h20

Davi (Rafael Vitti) não é o único com alguns truques escondidos na manga em Além da Ilusão. Afinal, o diretor Luiz Henrique Rios e sua equipe também têm feito mágica ao serrar alguns roteiros no meio para criar novos episódios. Se não houver novas modificações até sábado (26), um pouco mais de um quinto da novela das seis terá sido feito a partir de ajustes na ilha de edição.

O folhetim exibirá até o final desta semana 18 capítulos, os quais correspondem a apenas 13 dos scripts entregues pela autora Alessandra Poggi em agosto de 2021. Como a pandemia adiou a estreia da produção por duas vezes, a escritora já está com os trabalhos bastante adiantados, mas não finalizados --com a possibilidade de alterar os rumos da história.

Segundo fontes do Notícias da TV nos bastidores, uma série de fatores levou Rios a optar por não seguir fielmente os guiões originais. Uma das principais razões foi que os roteiros estavam ligeiramente maiores do que o necessário para o tempo de arte da trama, que gira em torno de 35 a 37 minutos.

A primeira fase impôs os maiores desafios para a direção, uma vez que algumas das escaletas contavam com até 37 cenas. Em comparação, Nos Tempos do Imperador raramente ultrapassava a marca de três dezenas no mesmo horário e, quando o fazia, chegava ao máximo às 32 sequências.

Alessandra já havia corrigido as distorções ainda nos textos iniciais, mas o alinhamento não será visto de imediato pelos telespectadores. O processo pode perdurar por meses, em que a equipe de edição vai precisar redobrar os cuidados para administrar os cortes e as eventuais sobras.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Grazi Massafera como a Paloma em cena de Além da Ilusão

Bom Sucesso: mesmo problema

Dor de cabeça?

A questão não é necessariamente preocupante, e Rios já havia passado por uma situação parecida em Bom Sucesso (2019). Rosane Svartman e Paulo Halm só acertaram o passo nos últimos meses de exibição, sem prejuízos para a saga de Paloma (Grazi Massafera) --considerada um êxito de crítica e de público pela Globo.

A dor de cabeça fica por conta dos ganchos, que ficam descaracterizados com as alterações. Uma cena que originalmente serviria para prender a atenção do telespectador no intervalo acaba se tornando o chamariz para o dia seguinte.

Além da Ilusão até teve uma semana de estreia preocupante, mas está longe de ser vista como um problema pela a emissora. A novela está novamente em um patamar satisfatório de audiência, por volta dos 19 pontos, com saída junto ao mercado publicitário e boa repercussão nas redes sociais.

A Globo também tem o interesse em esticar o folhetim para dar mais fôlego à equipe de Mar do Sertão, que se reorganiza às pressas com o afastamento de Vinícius Coimbra. A rede dos Marinho, quando questionada, afirma que "os capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas".


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#91 - Grande revelação em Quanto Mais Vida, Melhor!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.


Resumos Semanais

Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8

Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.