PASSADO MISTERIOSO
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Leônidas (Eriberto Leão) é filho do psiquiatra Bartolomeu (Paulo Carvalho) na novela das seis
Leônidas (Eriberto Leão) tem o passado muito bem enterrado em Além da Ilusão. O homem chegou misteriosamente à fazenda onde foi fundada a Tecelagem Tropical na primeira fase da novela das seis da Globo. Agora, parte das suas origens começam a ser reveladas. Já se sabe que o operário é filho de um renomado psiquiatra e veio de família abastada.
A revelação aconteceu quando Matias (Antonio Calloni) foi internado em uma clínica psiquiátrica. O personagem de Eriberto Leão procurou Violeta (Malu Galli) pediu para acompanhar acompanhar o tratamento do amigo de perto.
Já na primeira visita, o homem percebeu que o pai de Isadora (Larissa Manoela) estava sofrendo um tratamento desumano. Para acalmar os ânimos do ex-juiz, a equipe médica recorreu a eletrochoque, camisa de força e choque insulínico --quando aplicam insulina no paciente para ele ter convulsões.
Horrorizado, Leônidas exigiu a alta hospitalar do paciente. Os enfermeiros, porém, recusaram o pedido. Mas o tecelão não desistiu e, diante da insistência, os médicos revelaram que a única pessoa que poderia liberar o ex-magistrado era o diretor do hospital, Bartolomeu Lobato (Paulo Carvalho).
A expressão do homem mudou na hora em que ele ouviu esse nome. O tecelão apaixonado por Heloísa (Paloma Duarte) decidiu procurar pelo psiquiatra em uma confeitaria próxima à clínica. Ele respirou fundo antes de abordar o profissional da área da saúde, que também se mostrou bastante aturdido ao encarar o mais novo. "Pai?", chamou o operário, em cenas que foram ao ar no último sábado (26).
Leônidas encontra Bartolomeu e Anastácia
O diretor da clínica convidou o filho para se sentar à mesa, na qual também estava Anastácia (Dani Moreno). "Só vim porque preciso de um favor, e é o único que pode me ajudar. Em respeito a tudo que aconteceu, me ajuda a tirar um amigo do sanatório, pai?", completou o tecelão.
A intervenção de Leônidas deu certo. Na cena seguinte, o operário e o ex-juiz já estavam de volta à fazenda. Matias, mais calmo, percebeu algumas incongruências no discurso do amigo. Em uma conversa sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ele estranhou o nível de conhecimento do homem.
"Mas como sabe tanta coisa, Leônidas, se é tão matuto?", perguntou o personagem. "Eu leio. Um país se faz com homens e livros, já dizia nosso amigo de Taubaté...", disfarçou o operário, em referência a Monteiro Lobato (1882-1948). O ex-magistrado, então, deu-se por satisfeito com a resposta.
A segunda fase de Além da Ilusão se passa nos anos 1940 em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Confira os resumos da novela das seis da Globo que o Notícias da TV publica diariamente.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8
Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.