Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

DESMATAMENTO

Alanis Guillen faz Juma gritar por socorro em Pantanal: 'Além de mim'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Alanis Guillen, caracterizada como Juma em Pantanal; atriz tem o rosto com manchas de sol, boca seca e cabelos castanhos soltos. Com o semblante ameaçador, ela segura uma arma em cena de Pantanal

Para Alanis Guillen, Juma é "grito de socorro" pelas matas devastadas e incendiadas do pantanal

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 2/5/2022 - 12h46

Alanis Guillen vê Juma, sua personagem em Pantanal, como uma síntese da conexão entre o ser humano e a natureza, já que a mocinha da novela das nove da Globo vira onça sempre que provocada. Na opinião da atriz, porém, esta transformação ultrapassa as telas. Segundo Alanis, Juma assume a obrigação de lutar contra o desmatamento do bioma --pelo qual grita por socorro durante o folhetim.

"A história de Juma é tão cheia de simbolismos e folclore, que me sinto na responsabilidade de representar culturas e vozes que vão muito além de mim", explicou a atriz, em entrevista a revista 29Horas.

A personagem exigiu muito da atriz. Além de aulas de kung-fu e equitação, Alanis andava com um pedaço de madeira para simular a arma da filha de Maria Marruá (Juliana Paes). No entanto, para ela nenhuma destas estratégias de preparação representaram um desafio tão grande quanto a mensagem que a personagem traz.

Juma Marruá é um lembrete de que todos nós estamos integrados à natureza e devemos, quanto mais breve, nos reconectar a ela e a seus chamados. A personagem é um grito de socorro e trégua pelas nossas matas devastadas e por nossos animais extintos, que eu espero muito que ressoe e seja ouvida para muito além das fronteiras do nosso Centro-Oeste.

Para Bruno Luperi, autor da trama, esse chamado deve ser atendido com urgência. "De 1990 para cá, a região ficou 20% mais seca, realidade que será percebida no visual mais alaranjado das cenas e trará novos desafios para os personagens da trama”, adiantou, também para a 29Horas.

De acordo com levantamentos feitos pela Scientific Reports, cerca de 4,5 milhões de hectares do bioma foram devastados por incêndios durante o ano de 2020. O Ministério Público do Mato Grosso do Sul revelou que quase 60% dos focos de incêndio devem ter sido provocados por ação humana.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#99 - Jove e Juma fogem e provocam fúria" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.