Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

LADEIRA ABAIXO

A derrocada de Tião Galinha em Renascer: Homem troca até filho por cramulhão

REPRODUÇÃO/GLOBO

O ator Irandhir Santos em cena de Renascer, com expressão triste

Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer; personagem perdeu o brilho e a graça na novela

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 27/4/2024 - 9h00

Um dos personagens de maior repercussão nas primeiras semanas de Renascer está cada vez mais apagado e soturno na novela das nove da Globo. Tião Galinha (Irandhir Santos) segue bitolado na ideia de ter seu diabinho da sorte e ficar rico dessa forma. Nos próximos capítulos, Joana (Alice Carvalho) descobrirá que ele foi capaz até de trocar um filho para conseguir o cramulhão que tanto deseja.

No início da novela, Tião conquistou o público com seu jeito divertido e inocente. Essa versão "solar" do personagem, no entanto, durou bem pouco. Assim que descobriu que José Inocêncio (Marcos Palmeira) havia se dado muito bem na vida com a ajuda do diabinho da garrafa, ele ficou totalmente obcecado por conseguir um exemplar também.

A trama do personagem tem ficado a cada dia mais maçante e desinteressante. Tião não viu, não se interessou e não se preocupou com o assédio que Egídio (Vladimir Brichta) pratica contra sua mulher.

Os filhos, então, não só não têm mais atenção do pai como também são facilmente trocados por ele. Em cenas previstas para irem ao ar no capítulo desta terça (30), pastor Lívio (Breno da Matta) confidenciará a Joana que Tião prometeu oferecer um filho seu em troca do cramulhão.

O matuto ainda cairá em mais uma pegadinha de José Inocêncio, que achará engraçada a obsessão do homem pelo diabinho e dará a entender que o demônio pode nascer de um ovo de galinha. Por isso, nos próximos capítulos de Renascer, ele tomará conta do ovo com o maior cuidado, sem que ninguém saiba.

A questão não é nem mais tanto sobre o personagem ser bonzinho ou vilão, certo ou errado. É que a trama se tornou repetitiva, sem agregar nada de significativo para a novela no momento. Tião desperdiça o talento de Irandhir Santos e o tempo do público.

Nas redes sociais, telespectadores já começaram a reclamar. "O Tião Galinha poderia pegar uma carona com o Venâncio e ir encontrar o cramulhão pessoalmente", comentou usuário identificado como Televijão no X, antigo Twitter.

"Mas, gente, o Tião Galinha não vai trabalhar para o Zé Inocêncio? É tudo a mesma história dele, deveria mudar um pouco isso também. Do Zé se sentir culpado e ser sincero com ele", pontuou Paty Ferreira. 

Tião Galinha morre em Renascer?

O personagem não viverá para ver seu próprio cramulhão. Tião Galinha será acusado de ter cometido um atentado contra Egídio, quando na verdade a tocaia terá sido organizada por Deocleciano (Jackson Antunes).

O catador de caranguejos será preso injustamente e ainda levará um tapa na cara na cadeia. Ele se sentirá tremendamente humilhado e tirará a própria vida, se enforcando.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.