Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

NEGÓCIO FECHADO

Sky compra Oi e empata em número de assinantes de TV paga com a Claro

DIVULGAÇÃO

Homem vê TV paga com uma camisa listrada

Sky compra Oi TV e fica perto de ter 6 milhões de assinantes; número é parecido com o da Claro

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 29/4/2022 - 13h14

A Sky fechou a compra da estrutura e da base de assinantes da operadora de TV paga Oi TV, a terceira maior do país atualmente. O acordo foi costurado e firmado na última quinta-feira (28). O negócio ainda depende de aprovação no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Com isso, a Sky somará à sua base 1,77 milhão de clientes e vai empatar com a Claro no posto de maior fornecedora de canais pagos do Brasil. 

Atualmente, a Sky já conta com 4,18 milhões de assinantes. Com a incorporação da Oi, a empresa da Vrio Corporation terá 5,95 milhões. A diferença para a Claro será pequena --hoje, a multinacional tem 5,97 milhões. No mercado, é esperado que a concorrência entre as duas aumente consideravelmente por essa proximidade. 

Em comunicado enviado ao Notícias da TV, a Oi informou que a Sky assumirá a base DTH (direct to home) da Oi, e a operadora concordou em prestar à SKY os serviços relacionados à infraestrutura IPTV, algo que a Oi vinha trabalhando com sucesso nos últimos anos. Nesse modelo, a empresa já tinha 80 mil assinaturas. 

No mesmo comunicado, a Oi não diz quanto vai receber em dinheiro pelo ativo da Vrio. Mas, no relatório de desinvestimento feito em sua recuperação judicial, o valor pedido era de apenas R$ 20 milhões, algo bem baixo para a estrutura. Os custos de operação de satélite serão assumidos pela Sky. A conclusão do negócio, com aprovações e trocas para clientes, tem previsão de acontecer no primeiro trimestre de 2023. 

O investimento faz parte de uma nova estratégia da Vrio, empresa argentina que virou dona da Sky no ano passado. Após comprar 93% das ações da AT&T, antiga controladora da Sky, o grupo de mídia recentemente comprou os outros 7% que eram do Grupo Globo --a emissora tinha participação na Sky desde 1996. 

A Vrio deseja que a Sky seja a maior operadora do país em números e possa concentrar até 45% da base brasileira nos próximos anos. Para isso, ofertas agressivas de mercado e divulgação pesada em marketing são as estratégias. 

Leia o comunicado da Oi TV sobre a venda para a Sky:

"A Oi S.A. – Em Recuperação Judicial ('Oi' ou 'Companhia'), informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que celebrou com a SKY Serviços de Banda Larga Ltda. ('SKY'), para permitir eventual transferência da integralidade da base de clientes pós-pagos de DTH (direct to home) ('Base DTH'), em continuidade à sua estratégia de desinvestimento do negócio de TV por assinatura com base na tecnologia DTH. 

O fechamento da Operação, o qual deverá ocorrer somente após cumprimento das Condições Precedentes, garantirá ao Grupo Oi a execução de sua estratégia de desinvestimento do negócio de TV por assinatura com base na tecnologia DTH, ao mesmo tempo em que possibilitará a manutenção de uma participação importante na geração de receitas de conteúdo a partir da prestação de serviços de TV por assinatura via protocolo IP (IPTV), com base em plataformas e equipamentos com tecnologia IPTV que permanecerão de propriedade da Companhia e/ou de empresas que detém participação". 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.