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ENTRE 2023 E 2026

Quem vai transmitir a Libertadores? Entenda impasse entre Globo e SBT

REPRODUÇÃO/TV GLOBO/SBT

Luís Roberto com uma blusa azul e Téo José nos estúdios do SBT

Luís Roberto e Téo José, narradores de Globo e SBT: disputa quente pela Libertadores em 2023

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 7/5/2022 - 6h45

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) adiou para até o dia 13 a decisão pelos direitos de transmissão da Libertadores e da Copa Sul-Americana. A maior expectativa está por quem ficará com o evento na TV aberta em uma briga entre Globo e SBT. As duas TVs fizeram propostas bem parecidas por 36 jogos anuais entre 2023 e 2026 para as duas competições. Internamente, a situação é vista como totalmente indefinida.

Nas plataformas pagas, a briga também é muito boa. Disney, Amazon e Paramount disputam dois pacotes da principal competição de clubes da América do Sul. Nesta questão, existe um leve favoritismo da dona dos canais ESPN por conta de sua parceria com a entidade, mas também não é possível cravar. 

Segundo apurou o Notícias da TV, a Conmebol decidiu adiar a decisão por dois motivos. O primeiro deles eram questões burocráticas de uma negociação que precisava ser conversada e aprovada por todos os lados. Se considera essa a venda de direitos mais importante da história da entidade. E a expectativa de propostas foi cumprida com louvor.

Todas as empresas que entraram na jogada propuseram altas quantias. E isso está atrelado ao segundo ponto do adiamento. As empresas que foram para o segundo round estão todas com medo de perder a licitação. Como em um jogo de poker, Globo e SBT foram para o "all in" para assegurar a Libertadores.

As propostas são bem similares financeiramente. No quesito de plano de negócio e transmissão, também. Ambas aceitaram mostrar os patrocinadores da federação durante os jogos, como o banco Santander. Globo e SBT também prometeram que vão exibir a final em partida única, mesmo se ela não tiver clubes brasileiros na disputa.

Globo e SBT disputam 23 jogos por ano da Libertadores na TV aberta e outros 13 da Copa Sul-Americana, o segundo torneio da Conmebol e que também está em licitação. Ambas colocaram a compra dos eventos como uma das prioridades no ano por conta do potencial de audiência.

A TV de Silvio Santos tem seus melhores resultados com as partidas da Libertadores nas noites de terça. Já a Globo deseja recuperar a competição para alcançar índices que não consegue com outras competições. Quem ganhar, leva a Recopa Sul-Americana como "brinde", que é o encontro do vencedor da Libertadores e da Copa Sul-Americana. 

A Globo já está fora da disputa pelos direitos de plataformas pagas. Com isso, o SporTV fica sem o evento até 2026.

A briga de gigantes da Libertadores

Gigantes multinacionais, ESPN, Amazon e Paramount brigam por dois pacotes de partidas. O principal da Libertadores dá direito à escolha prioritária de jogos, à exibição exclusiva da final em TV fechada e também à Recopa. A Disney é dona do pacote número um da Libertadores atualmente, e conseguiu em 2021 as maiores audiências da TV paga com a competição.

Já a Amazon deseja ampliar seu cardápio esportivo, que já conta com a Copa do Brasil. No caso da Paramount, é a primeira incursão no futebol ao vivo no mercado local. A dona da marca MTV é o azarão da disputa e surpreendeu ao enviar seus planos, conforme informou em primeira mão o Notícias da TV na semana passada.

Em outros mercados, a Paramount tem pagado caro por direitos para exibir futebol ao vivo. Na América Central, são mostradas partidas da Premier League, a mais importante do mundo. Nos Estados Unidos, o Brasileirão faz parte do portfólio da empresa. 

Vale ressaltar que quem vence a licitação não pode sublicenciar os direitos para outros grupos de mídia. Ou seja, se a Amazon vencer e quiser revendê-los para a Globo, não poderá por força de contrato. A mesma regra vale para a TV aberta. 


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