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TUDO PELO ACORDO

Em guerra pela Libertadores, Globo e SBT topam exigência inusitada da Conmebol

CESAR GRECO/PALMEIRAS

Raphael Veiga comemora gol na final da Libertadores contra o Flamengo com a camisa verde do Palmeiras

Raphael Veiga na final da Libertadores 2021: Globo e SBT topam fazer final mesmo sem brasileiro

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 3/5/2022 - 13h59

Em guerra pela disputa dos direitos de transmissão da Libertadores, Globo e SBT toparam a exigência de transmitir a final mesmo que não haja brasileiros na disputa. Essa é uma das condições impostas pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para vender o pacote de jogos do campeonato de 2023 a 2026.

Aceitar tal condição é uma mudança histórica na política da emissora carioca. Quando a Globo tinha os direitos da Libertadores --entre 1993 e 2020--, apenas partidas que envolviam times como Corinthians, Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Internacional foram exibidas. Um jogo entre clubes da Argentina, por exemplo, não era transmitido.

Isso causou, inclusive, reclamações de torcedores e fãs de futebol em 2018. Naquela ocasião, River Plate e Boca Juniors, que formam o maior clássico do país vizinho, chegaram à final. Por entender que não havia apelo para o grande público, a Globo deixou o jogo apenas na TV por assinatura, com transmissão do SporTV e do Fox Sports.

O SBT já havia topado essa condição quando assumiu o contrato rescindido pela Globo em agosto de 2020. Por sorte, a TV de Silvio Santos não precisou atender a demanda, já que as duas últimas finais foram disputadas entre clubes brasileiros: Palmeiras x Santos e Palmeiras x Flamengo.

Outra exigência que já foi atendida pelas empresas foi a exibição de patrocinadores da Conmebol durante as transmissões. A Globo aceitou expor marcas como o banco Santander, algo que antes enfrentava resistência interna por causa do pacote comercial de futebol da emissora -- que é vendido no mercado publicitário por cifras milionárias. 

Globo e SBT disputam 23 jogos por ano da Libertadores na TV aberta e outros 13 da Copa Sul-Americana, o segundo torneio da Conmebol e que também está em licitação. Ambas colocaram a compra dos eventos como uma das prioridades no ano por conta do potencial de audiência.

A TV de Silvio Santos tem seus melhores resultados com as partidas da Libertadores nas noites de terça. Já a Globo deseja recuperar a competição para alcançar índices que não consegue com outras competições. Quem ganhar, leva a Recopa Sul-Americana como "brinde", que é o encontro do vencedor da Libertadores e da Copa Sul-Americana. 

A Globo já está fora da disputa pelos direitos de plataformas pagas. Com isso, o SporTV fica sem o evento até 2026. No segundo round, ESPN, Amazon e Paramount se classificaram. O resultado da licitação da Libertadores sairá até a próxima sexta-feira (6). A Conmebol negocia o evento junto com a agência FC Diez Media. 


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