ENDEMOL SHINE BRASIL
REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY
Juliette Freire (BBB21) e Nicolas Prattes (The Masked SInger Brasil); produtora quer investir em ficção
Com um catálogo recheado de realities de sucesso, como BBB, The Masked Singer e Casamento às Cegas, a Endemol Shine Brasil pode entrar em breve em mais um nicho de mercado: o das séries e produções de dramaturgia. Nani Freitas, CEO da produtora, admite que a empresa "tem interesse" em desenvolver produtos de ficção seriada.
Em entrevista exclusiva ao Notícias da TV, a executiva afirma que a empresa está preparada para este novo desafio: "Estamos sempre abertos às novidades. Produzimos conteúdo, independentemente do gênero. Nossa expertise é entregar entretenimento de altíssima qualidade; por isso, digo que nossas portas estão sempre abertas para a produção de qualquer conteúdo audiovisual".
"Estamos preparados para isso e contamos com uma equipe altamente capacitada para produzir todo o tipo de formato. Inclusive, temos interesse! (risos)", complementa a profissional.
Desde novembro, Nani lidera a operação da empresa no Brasil. "Sempre me dediquei muito ao trabalho, comecei cedo no mercado de TV e sou apaixonada por produção. Me enche de orgulho e satisfação ser uma CEO mulher, aos 40 anos, de uma das maiores produtoras do Brasil."
"Minha principal missão é continuar fazendo a empresa crescer em todas as pontas, oferecendo o melhor serviço de produção, emplacando grandes formatos e fazendo da Endemol uma empresa extremamente eficiente, que não tem medo de inovar. Além disso, quero continuar trabalhando com todos os profissionais incríveis e competentes que já estão do meu lado, com mulheres incríveis que estão nessa jornada comigo. Sem essa equipe maravilhosa, não seríamos o que somos hoje", pontua.
Responsável por formatos como BBB, MasterChef e No Limite, a Endemol Shine Brasil emplacou em 2021 duas novas produções que caíram no gosto popular: o The Masked Singer (Globo) e o Casamento às Cegas (Netflix).
Em todas as produções adaptadas, o caminho costuma ser o mesmo: estudamos cada detalhe e analisamos todas as características culturais para que tenham personalidade e cara própria, mesmo já tendo sido produzidas em outros países. Cada lugar tem seu jeito de pensar, suas comidas, roupas, gírias e músicas típicas, por exemplo, e fazemos um estudo profundo antes de começar cada produção.
"Casamento às Cegas foi uma grande produção, com muitos profissionais envolvidos. Nosso objetivo é sempre fazer a melhor versão (risos), e é nisso que pensamos quando começamos a adaptação e o desenho de uma nova produção. No caso do Casamento às Cegas, conseguimos, né?", comemora Nani, que recebeu a encomenda da gigante do streaming para uma nova leva de episódios.
Neste ano, a Endemol lançou um modelo de negócio bem diferente em relação ao que já era feito no Brasil. A produtora ofereceu o formato do The Masked Singer para a Globo já com tudo pronto: cenário e apresentadora definida --no caso, Ivete Sangalo. A Globo cedeu apenas alguns de seus artistas para o júri e auxiliou a produção.
Na parte financeira, Globo e Endemol dividiram os lucros da publicidade. Como foi um sucesso comercial, o talent show deu muito dinheiro para ambas as partes. Tudo foi tão bem-sucedido que a Globo colocará uma segunda temporada no ar já em janeiro, nas tardes de domingo.
"É um negócio inovador que reuniu parceiros importantes para que o projeto fosse esse sucesso. Acreditamos em projetos modernos e diferentes. E, por isso, não temos medo de ousar e de estar sempre em busca de fazer a diferença", destaca.
Com uma cartela diversificada de formatos, a produtora tem parcerias com Globo, Record, Band, MTV, Netflix, HBO Max, entre outros. Nani explica que "não existe conflito" entre estes diferentes players do mercado: "O que temos é uma relação de muita parceria, verdade e honestidade com todos os nossos clientes. Além de, é claro, muita responsabilidade e dedicação para entregar o melhor produto e serviço para todos. É nisso que acreditamos, numa relação de parceria com uma entrega com muita qualidade. Esse é o nosso foco".
Para 2022, além das novas temporadas dos formatos citados anteriormente, a empresa desenvolve realities inéditos no Brasil para a HBO Max. "Temos o The Bridge, com apresentação de Murilo Rosa, que promete muita adrenalina, e o Queen Stars, que conta com Pabllo Vittar e Luiza Sonza como apresentadoras e que, garanto, vai trazer muito brilho, representatividade e diversão", comenta.
No entanto, Nani revela que a tão esperada versão nacional do RuPaul's Drag Race não está neste horizonte. "Não possuímos os direitos de produção do formato no país", entrega.
Além dessas atrações, a empresa tornou-se referência na produção de realities de branded content, ou seja, conteúdos personalizados para divulgação de empresas. Em 2021, Anitta foi a estrela do Ilhados com Beats, programa que misturou entretenimento e publicidade para uma marca de cerveja.
"Desenvolver um bom material audiovisual pode ajudar a ampliar o alcance de uma marca. O segredo, acredito, é engajar e gerar um envolvimento real por meio do conteúdo. Hoje, as marcas entendem que o consumidor absorve os produtos num formato orgânico e que isso traz um resultado efetivo. Se a marca gera um conteúdo que o consumidor se identifica e gosta, independentemente de quem está pagando a conta, o engajamento é certo", reflete.
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