FUTEBOL VAI MAL
DIVULGAÇÃO/PALMEIRAS
Breno Lopes e Gustavo Scarpa, do Palmeiras: Brasileirão não vai bem em audiência na Globo
A baixa audiência das transmissões do Campeonato Brasileiro 2021 preocupam a Globo. Em São Paulo, principal referência para o mercado publicitário, os números são avaliados como ruins. Nem clássicos chamam a atenção do público. O sinal de alerta foi aceso porque a emissora teme perder dinheiro com as vendas de pacotes comerciais para o ano que vem.
Levantamento feito pelo Notícias da TV comprova a má fase do torneio nacional na emissora. Segundo dados do Ibope na Grande São Paulo, a média do Campeonato Brasileiro, depois de 15 jogos exibidos, é de 18,3 pontos. São três pontos a menos do que as partidas haviam alcançado na temporada 2020 (21,1 pontos) e cinco abaixo de 2019 e 2018 (23,0 pontos).
Com as 11 partidas exibidas nos finais de semana (sábado e domingo), a Globo tem média de 17,9 pontos. No meio de semana (quarta e quinta), a emissora melhora um pouco seus números, com 19,5 pontos, mas ainda assim abaixo de um índice considerado interessante internamente.
O que mais chama a atenção neste ano são os desempenhos ruins dos clássicos. No último domingo (8), Santos x Corinthians alcançou apenas 18 pontos. Palmeiras x Santos, mostrado em 10 de junho, conseguiu 14 pontos na tarde de sábado --praticamente a mesma marca que o Caldeirão do Huck costuma fechar.
Até agora, o recorde de audiência do futebol na capital paulista foi atingido com Flamengo x Palmeiras, jogo inaugural do Brasileirão em 2021, exibido em 30 de maio --a partida marcou 23 pontos. Nenhum dos quatro grandes clubes paulistas conseguiu ultrapassar a marca de 20 pontos de média.
São duas as explicações internas na Globo que ajudam a entender o momento difícil do Brasileirão. A primeira deles é o baixo nível técnico das pelejas. Alguns jogos são enfadonhos, um convite para o torcedor fazer outra coisa, como assistir a outros esportes ou ver um filme.
Um exemplo dessa tese foi o já citado Santos x Corinthians do último fim de semana, considerado um dos piores jogos do ano. Das 15 partidas que a Globo exibiu neste ano do Brasileirão, seis terminaram só com um gol na partida ou em 0 a 0.
Outro ponto é a fase ruim dos programas que antecedem os jogos. No horário das 21h, a reprise de Império é uma das piores audiências no horário em todos os tempos. A trama do comendador José Alfredo (Alexandre Nero) tem média de 26,7 pontos e com frequência marca menos do que o Jornal Nacional.
Já nos domingos, o The Voice Kids tem média de 11,9 pontos --a pior do programa desde sua estreia, em 2016. Sem uma boa entrega, não tem clássico que faça milagre.
O maior temor da Globo é perder dinheiro com os anunciantes do futebol. O seu pacote comercial para as transmissões é o mais valorizado da televisão brasileira. Em 2021, ele foi vendido por R$ 1,8 bilhão.
Sem ter torneios que possam alcançar recordes, como a Libertadores da América, a Globo teme que anunciantes queiram pagar menos para ter suas marcas exibidas na programação. As vendas do pacote comercial do futebol em 2022 deste pacote começam nas próximas semanas.
Veja a média de audiência dos times paulistas no Brasileirão:
São Paulo: 19,8 pontos
Corinthians: 19,2
Palmeiras: 17,6
Santos: 15,0
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.