Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONTOS CURIOSOS

Diretora enfrenta perrengue e timidez de Italo Ferreira para gravar documentário

DIVULGAÇÃO/O2 FILMES

Imagem de Italo Ferreira na frente de uma fogueira durante o documentário The Curious Tales of Italo Ferreira

Italo Ferreira no documentário The Curious Tales of Italo Ferreira; diretora entrega bastidores

Como frear um atleta que trabalha com a velocidade? Esse foi um dos desafios que a diretora Luiza de Moraes encarou durante as filmagens do documentário The Curious Tales of Italo Ferreira, que acompanha a jornada do surfista antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nos bastidores, a profissional também precisou superar a timidez do medalhista de ouro e da família dele para conseguir contar a história do campeão.

"O Italo em si é uma pessoa muito acelerada. Ali tem energia em dobro, e ele não para nunca. Foi um grande balé entre a gente correr atrás dele e também pedir para ele desacelerar um pouco para acompanhar o nosso ritmo de filmagem. Risada também tinha de sobra, foi tudo uma experiência muito intensa e um grande aprendizado", conta a cineasta ao Notícias da TV.

Em fevereiro, Luiza e sua equipe foram até Baía Formosa (RN), terra natal do atleta, onde vivenciaram a rotina profissional e pessoal de Ferreira. "A nossa convivência foi bem intensa durante a gravação. A equipe inteira basicamente ficou na pousada dele, então estávamos todos vivendo juntos embaixo de um teto só. Foi muito íntimo, e isso nos ajudou bastante. A família dele é muito carinhosa e, inclusive, os melhores amigos até viraram parte da nossa equipe de produção", entrega.

Italo Ferreira e Luiza de Moraes (Divulgação)

"A família dele é bem tímida. Até ele mesmo é supertímido e não curte ficar dando entrevista. Foi a primeira vez que fiz depoimentos sempre com o entrevistado tendo algum tipo de ação ou fazendo alguma atividade. A Katiana [Ferreira], mãe do Italo, estava fazendo crochê, o Luizinho [pai do surfista] estava limpando peixe, o próprio Italo estava dentro do mar. Amei o resultado", adianta Luiza para a reportagem.

Entre os perrengues enfrentados durante as filmagens, o carro da produção ficou atolado na areia, e Italo tentou auxiliar a equipe: "Ele ficou no rádio rindo e nos ajudando a desatolar. Por ser uma pessoa tímida, aos poucos ele foi confiando na gente e fez com que a experiência fosse muito especial, vendo aquilo tudo se tornando uma grande amizade entre todos ao longo dos dias".

Produzido pela O2 Filmes, o documentário tem lançamento previsto para os próximos meses. Para contar a história de Italo desde a infância, a diretora precisou correr atrás dos poucos registros audiovisuais do início da carreira do atleta.

Tivemos acesso a algumas fotos, mas a vida de surfe do Ítalo só começou a ser filmada e captada a partir dos 14 anos, quando ele fez a sua primeira viagem internacional. Entrei em contato com o filmmaker que levou ele paro México, e conseguimos um material inédito de quando ele era muito pequeno e estava só no início da sua jornada profissional. Foi um ouro que achamos e valeu muito a pena a busca e lutar por ele.

A cineasta reforça que a produção de um documentário proporciona uma "imersão completa" e comemora a popularização do gênero nos últimos meses: "É algo incrível! A única coisa necessária é uma boa história, e existem bilhões de histórias incríveis sendo escritas todos os dias por todos os seres humanos nesse planeta".

Confira o trailer de Curious Tales of Italo Ferreira:

Confira, em vídeo, mais detalhes desta reportagem:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.