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CAMPEONATO BRASILEIRO

Globo fecha pacote bilionário para futebol em 2022; Amazon é novo patrocinador

REPRODUÇÃO/SPORTV

Galvão Bueno com um terno azul e uma camisa verde no Bem Amigos, do SporTV

Galvão Bueno, principal nome do Esporte da Globo: emissora fecha patrocinadores do futebol

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 11/11/2021 - 19h39
Atualizado em 11/11/2021 - 20h14

A Globo fechou nesta quinta-feira (11) as marcas que vão patrocinar a transmissão do futebol nacional na emissora em 2022. A principal novidade é a chegada da Amazon e a saída da Via Varejo, dona das Casas Bahia. Outras cinco empresas que estavam em 2021 renovaram. Haverá também uma sétima cota para uma casa de apostas. O pacote foi fechado por um valor aproximado de R$ 2 bilhões.

Segundo apurou o Notícias da TV, são sete anunciantes assegurados: Hypera Pharma, Vivo, Cervejaria Petrópoles, Itaú, General Motors, Amazon e Sportingbet.TV. O anúncio oficial foi feito no Jornal Nacional desta quinta após publicação da reportagem.

A Globo não descarta vender uma oitava cota para faturar mais e incrementar os seus parceiros no futebol. Não houve um valor exato para iniciar as conversas, mas a emissora brigou para que ninguém pagasse menos do que R$ 310 milhões, patamar desembolsado pelas marcas em 2021.

Com o acordo, o pacote comercial do futebol brasileiro segue como o mais valorizado da televisão. O desafio da Globo para 2022 foi manter as marcas interessadas com menos jogos transmitidos, já que a emissora não vai exibir partidas da Libertadores da América nem de campeonatos estaduais.

Ao todo, serão 48 datas de transmissões no ano que vem, como a própria emissora confirmou ao mercado publicitário. São 38 rodadas do Campeonato Brasileiro, mais dez da Copa do Brasil. O pacote não conta jogos da Seleção Brasileira nem da Copa do Mundo do Catar, que são vendidos separadamente.

Globo fará 48 jogos de futebol em 2022

Com isso, a Globo vai ter o menor número de datas do futebol nacional em sua programação em 31 anos. A emissora só teve menos datas de exibição de jogos em 1991, quando não tinha os direitos do Campeonato Brasileiro, que eram exclusivos da Band.

Curiosamente, naquele ano, apenas os Estaduais e a Libertadores eram exibidos pela Globo, com 28 jogos mostrados. Na época, confrontos locais eram bem mais valorizados.

A saída dos Estaduais e da Libertadores fez a Globo perder 25 datas --dez dos torneios regionais e outras 15 do continental. Mas a Globo busca recuperar a competição latino-americana em 2023 --para isso, já entrou em acordo com a Conmebol, com quem tinha uma briga na Justiça. 

Entre todas as plataformas, o Grupo Globo promete mil transmissões de futebol na TV Globo, SporTV e Premiere. Além da Copa do Brasil e das duas divisões principais do Brasileirão, inflacionam o número as transmissões da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o maior torneio de futebol de base do Brasil, do qual a Globo exibe mais de 100 jogos em duas semanas. 

Procuradas oficialmente pela coluna, Vivo, Cervejaria Petrópoles e General Motors confirmaram as renovações. O Itaú disse que só conseguiria responder o fato nesta sexta-feira (11). As outras não retornaram os contatos até a conclusão deste texto 


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