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Globo faz as pazes com Conmebol, passa a perna no SBT e rouba a Libertadores

CESAR GRECO/PALMEIRAS

Raphael Veiga cobra falta em jogo da Libertadores no Allianz Parque

Raphael Veiga, do Palmeiras, atual campeão da Libertadores: Globo ficou com direitos do torneio

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 12/5/2022 - 18h29
Atualizado em 12/5/2022 - 20h12

Depois de uma guerra acirrada, tanto a Globo quanto o SBT vão transmitir os eventos da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) na TV aberta. Depois de "fazer as pazes" com a entidade, a Globo se deu melhor e levou a transmissão da Libertadores entre 2023 e 2026. Ela poderá mostrar até 25 jogos por ano. Já o SBT ficou com os direitos da Copa Sul-Americana, o segundo torneio mais importante, e vai passar 13 pelejas por temporada --em uma espécie de "prêmio de consolação" pelo trabalho feito nos últimos anos. 

Segundo apuração do Notícias da TV, o resultado saiu nesta quinta-feira (12) após passar pelo conselho da entidade, chamado para validar as propostas enviadas pelas empresas interessadas no negócio. A licitação foi realizada pela agência FC Diez Media. 

Na TV por assinatura, dois pacotes foram comercializados, e Disney e Paramount irão transmitir ambas as competições. A empresa do Mickey Mouse pegou o primeiro pacote. Com isso, o conglomerado de mídia ganha o direito de mostrar sozinha a final única em plataformas pagas. Ao mesmo tempo, ganha de "brinde" a exibição da Recopa Sul-Americana. 

Já a segunda escolha de partidas ficou com a Paramount. Ela selecionará jogos exclusivos até a semifinal e poderá mostrar a final em videoteipe, se assim desejar. Além do Brasil, Disney e Paramount compraram os direitos da Libertadores para toda a América Latina. A entrada do braço da Viacom surpreendeu o mercado e foi revelada pelo Notícias da TV em primeira mão em 22 de abril.

Ainda foi vendido um pacote de melhores momentos e clipes especiais, negociado com o aplicativo OneFootball, que consiste em publicar os lances em tempo real antes de outras mídias sociais. 

Na Sul-Americana, os direitos de TV por assinatura também ficaram com Disney e Paramount. A primeira terá a prioridade das escolhas dos jogos. Já a segunda fica com aquilo que a primeira não mostrar. Com a decisão, a Conmebol TV, canal pay-per-view feito em parceria entre Claro, Sky e Band, deverá ser descontinuada. 

As mudanças na TV aberta

Em agosto de 2020, a Globo rescindiu um contrato de US$ 60 milhões (R$ 325 milhões, na cotação atual) pelos direitos de transmissão da Libertadores da América. Ela alegou não ter condições de arcar com o compromisso por causa da crise financeira vivida na época pelo auge da pandemia. 

Irritada, a Conmebol processou a emissora e pediu uma compensação financeira por perdas e danos. Além disso, a Globo ficou impedida de comprar torneios realizados pela federação. A Copa América de 2021, por exemplo, que teve a Argentina como campeã, foi transmitida pelo SBT. A emissora de Silvio Santos assumiu o contrato que era da Globo na TV aberta na Libertadores. 

Já em outubro de 2021, a Conmebol e a Globo fizeram um acordo extrajudicial e voltaram a ser parceiras comerciais. A emissora vai pagar US$ 40 milhões (R$ 217 milhões, na cotação atual) em parcelas até 2023 como indenização pela quebra do vínculo. Porém, ela conseguiu retornar para a briga por direitos de eventos da entidade. Foi assim que entrou na licitação da Libertadores. Para recuperar os direitos, a Globo aceitou exibir os patrocinadores da Conmebol e mostrar a final única mesmo se ela não tivesse times brasileiros. 

No caso do SBT, a compra da Sul-Americana assegura a manutenção de um torneio continental durante mais quatro anos. As duas últimas finais de Libertadores, que foram disputadas por times brasileiros, superaram a casa dos 30 pontos e venceram a Globo em todo o Brasil. O SBT não via números assim desde o início da década de 2000.

A Libertadores também havia marcado o retorno da emissora ao futebol regular, do qual estava fora desde 2003. Foram adquiridos ainda os direitos de torneios de clubes da Europa, como a Uefa Champions League, Europa League e Conference League. E criaram-se os programas Arena SBT, com Benjamin Back; e SBT Sports, com Luiz Alano. 

Após a publicação da reportagem, Globo e SBT emitiram notas oficiais sobre o assunto.

Veja a nota oficial da Globo sobre a Libertadores:

"A TV Globo recebeu a confirmação da Conmebol de que foi a emissora escolhida para exibir a Libertadores, em acordo válido por quatro anos, de 2023 a 2026, com exclusividade na TV aberta no Brasil. Para nós, é uma grande satisfação celebrar novamente esta parceria.

Construímos uma relação de quase três décadas com a Conmebol, exibindo a Libertadores desde 1993, e acreditamos que ajudamos a consolidar o sucesso da competição no Brasil, através de um alcance único e de uma alta qualidade reconhecida pelo público, não apenas na transmissão mas também na cobertura da competição."

Leia a nota oficial do SBT sobre a Copa Sul-Americana:

"Recebemos nesta tarde, 12 de maio, a informação de que a proposta do SBT saiu vencedora do processo de negociação dos direitos do torneio que estava fora da televisão aberta há anos. A Copa Sul-Americana foi totalmente reformulada para esse próximo ciclo, se tornando mais atrativa, tanto para os clubes que disputam o torneio, dentre eles várias equipes brasileiras de grande história e torcida, quanto para os patrocinadores e fãs do futebol. Faremos esse campeonato mudar de patamar!

Quanto à Copa Conmebol Libertadores, aproveitamos para agradecer pela oportunidade de estarmos realizando sua transmissão até o final deste ano, com alta qualidade, tendo assumido esse direito num momento delicado para a Conmebol, na certeza de que trabalhamos incansavelmente para sua valorização, o que certamente permitiu o aprimoramento da concorrência para esse próximo ciclo.

Aproveitamos para reforçar nossa crença na relação que temos construído com a Conmebol e seus executivos que realizam um trabalho sério e profissional à frente desta tão importante entidade. Seguiremos com nossa atitude sempre transparente e ética nessa relação, e com a mesma disposição de continuar trabalhando para a valorização do futebol, que é a grande paixão nacional. Agradecemos também a agência FCDiez que vem gerenciando a execução dos direitos de forma igualmente profissional.

A Diretoria"


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