CRISE NO SETOR
DIVULGAÇÃO
Pela primeira vez desde 2014, a base de clientes TV paga registrou menos de 14 milhões de assinaturas
Entre maio de 2020 e maio de 2021, a TV paga no Brasil perdeu 1.268.239 assinantes. Pela primeira vez desde abril de 2012, o setor registrou uma base com menos de 14 milhões de clientes --na época, o mercado ainda estava em movimento de franca ascensão.
Segundo os dados mais recentes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), divulgados na última semana, a TV por assinatura no Brasil fechou maio de 2021 com 13.993.799 contratos ativos.
No mesmo mês do ano anterior, quando a quarentena estava no auge no Brasil e houve um rápido estancamento na queda de clientes, as empresas somavam 15.262.038 de contratos.
Para efeito de comparação, a quantidade de pessoas que decidiram abrir mão da TV paga neste último ano é similar a todos os atuais contratos das regiões Sul (971,1 mil) e Norte (401,8 mil) somados.
O auge da TV paga no Brasil foi em novembro de 2014, quando as empresas do setor contavam com 19.842.737 clientes. Já são 29,5% de assinantes a menos desde que a fuga começou. Somente nos cinco primeiros meses de 2021, são 834.909 contratos a menos, mais do que o ano passado inteiro.
Em 2020, com o início da pandemia, a queda desacelerou, e 827.909 assinantes romperam seus acordos --menos da metade dos 1.830.114 clientes que haviam cancelado sua TV paga em 2019, ritmo ainda menor do que o registrado neste ano.
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