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DINHEIRO DO FUTEBOL

Clubes da TNT deixam Globo em banho-maria para aquecer disputa no Brasileirão

DIVULGAÇÃO/PALMEIRAS

Dudu vibra com gol do Palmeiras. Ele usa uma camisa verde e comemora com seus colegas de banco, que usam um colete amarelo

Dudu, do Palmeiras, um dos clubes do Brasileirão sem contrato de TV paga em 2022 com saída da TNT Sports

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 1/10/2021 - 7h00

Os clubes do Brasileirão que vão ficar sem contrato para a TV por assinatura após a saída do TNT Sports em 2022 agora aguardam propostas de grandes empresas internacionais pelos seus jogos. Os times querem barganhar uma disputa com a Globo para elevar seu valor nas negociações. Para isso, se inspiram no que aconteceu com o Red Bull Bragantino.

Internamente, a Globo segue tranquila e confiante. Na visão dos diretores, o modelo adotado por ela e que é aceito pela grande maioria dos clubes vai ajudar a emissora a ter novamente todos as partidas do principal campeonato nacional de futebol. O ciclo negociado também é mais curto, o que facilita as conversas imediatas.

Segundo apurou o Notícias da TV, os times (Palmeiras, Santos, Athletico-PR, Bahia, Ceará, Juventude-RS e Fortaleza) entendem que a nova Lei do Mandante mudou o patamar das 76 partidas que as agremiações têm direito de vender. O número pode aumentar caso o Coritiba confirme seu acesso para a Série A de 2022 --o time paranaense é líder da Série B e tinha acordo com a TNT para o ano que vem.

Com a nova lei, o time da casa passa a ser o único responsável pela transmissão de uma partida do Campeonato Brasileiro na TV. Com isso, jogos mais valiosos passam a entrar no pacote que está à disposição, como Palmeiras x Flamengo em São Paulo e Santos x Atlético-MG na cidade praiana.

No ano passado, foi em busca deste modelo que o YouTube tentou comprar as partidas do Red Bull Bragantino quando o clube ainda estava sem contrato com a Globo. Naquele momento, existia a Medida Provisória 984, que vigorou entre junho e outubro de 2020 e foi uma espécie de mãe da atual Lei do Mandante.

A plataforma do Google queria exibir os jogos do Braga no Brasileirão, mas preferiu não seguir adiante nas negociações por causa dos problemas jurídicos que poderia sofrer. Agora, com uma nova legislação em vigor, os times esperam que gigantes de mídia e tecnologia, como o próprio YouTube ou a Amazon, passem a se interessar pelo pacote.

Mesmo que a proposta não surja ou o valor oferecido fique aquém do ideal, os times ainda pretendem barganhar para conseguir a maior cifra possível da Globo. Executivos da líder de audiência não vão mudar muito o modelo de proposta e apostam no fato de a Globo ter sido a única empresa que manifestou interesse real nas partidas até o momento.

A saída do TNT Sports do Brasileirão

O TNT Sports, projeto esportivo da WarnerMedia, deixará de transmitir jogos do Campeonato Brasileiro em 2022. O contrato iria até 2024, mas uma cláusula negociada em 2020 permitia que o acordo fosse rescindido ao fim desta temporada.

Na nota oficial sobre a rescisão, a empresa afirmou que o modelo de negociação do Brasileirão deixou de ser interessante porque não permite jogos exclusivos. A venda pulverizada para outras mídias, como empresas do Grupo Globo, limita o desempenho financeiro e de audiência do Brasileirão no TNT Sports.

"A decisão, amparada pela cláusula de saída prevista em contrato, foi tomada porque a oferta de transmissão fragmentada do Campeonato Brasileiro de Futebol não permite à companhia proporcionar uma experiência integral aos seus assinantes. Com venda pulverizada para a TV aberta e outras plataformas, além de outros fatores limitantes como falta de jogos exclusivos e os blackouts, o modelo atual não é sustentável para a companhia", afirmou.


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