Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CRÍTICA

Renfield: Com Nicolas Cage de Drácula, longa é um dos mais divertidos de 2023

Divulgação/Universal Pictures

Nicolas Cage em cena de Renfield

Nicolas Cage em cena de Renfield; ator vive Drácula no filme que estreia nesta quinta (27)

ANDRE ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 27/4/2023 - 6h35

Um dos atores mais queridos da internet, Nicolas Cage tem em Renfield: Dando o Sangue Pelo Chefe (2023) mais um filme para transformá-lo um meme. Na pele do icônico conde Drácula, o astro vencedor do Oscar protagoniza ao lado de Nicholas Hoult (The Great) um dos títulos mais divertidos de 2023.

Desde o anúncio de que o ator interpretaria o vampiro mais famoso do mundo, os fãs ficaram em polvorosa. Afinal, não é todo dia que um dos nomes mais carismáticos de Hollywood tem a oportunidade de viver um personagem tão cartunesco.

Com a divulgação do primeiro trailer de Renfield, veio a comprovação de que apenas Nicolas Cage poderia interpretar Drácula em uma história sobre o relacionamento tóxico entre um chefe e seu funcionário. Em vez de viver o vampirão apenas como o clássico senhor das trevas, o ator se aproxima muito mais de uma versão masculina de Miranda Priestly (Meryl Streep), a icônica vilã de O Diabo Veste Prada (2006).

No longa, o diretor Chris McKay parece entender o equilíbrio essencial entre terror e comédia, e é isso que torna Renfield um filme delicioso de assistir. Desde o primeiro minuto, Nicholas Hoult entrega o seu melhor como o fiel servo de Drácula, Robert Montague Renfield, que foi sobrecarregado com o pior tipo de servidão nos últimos cem anos.

Inspirado em uma história original de Robert Kirkman (The Walking Dead), o roteiro pode ser considerado uma sequência espiritual do clássico Drácula (1931), do diretor Tod Browning (1880-1962). Na essência, o Drácula de Cage e o Renfield de Hoult são os mesmos do quase centenário longa. A grande sacada do filme de McKay, no entanto, é mostrar esses personagens 100 anos depois do primeiro encontro, num relacionamento abusivo que dura décadas.

O principal trunfo de McKay foi dar a Cage liberdade total para criar a sua versão de Drácula. Caricato e assustador, o vampiro funciona tanto como vilão clássico quanto um antagonista carismático saído de comédias de ação. O ator rouba a cena todas as vezes em que surge em tela, não importa quem esteja a seu lado.

DIVULGAÇÃO/UNIVERSAL PICTURES

Nicolas Cage e Nicholas Hoult

Renfield, cansado de décadas servindo o vampirão, tem como único alívio um grupo de anônimos que se reúne para desabafar e tentar se livrar de suas relações tóxicas. Pela primeira vez em anos, o servo toma consciência do prazer da liberdade, e ele tenta usufruí-la sem que Drácula tome conhecimento.

Sua principal missão é encontrar vítimas que se tornem alimento para o chefe --de preferência um ônibus cheio de jovens animadoras de torcida. É em uma dessas caçadas que ele conhece Rebecca (Akwafina), detetive de Nova Orleans (EUA) cuja ambição é destruir o império do tráfico da família Lobo. Após irritar Tedward (Ben Schwartz), o herdeiro da matriarca Bellafrancesca (Shohreh Aghdashloo), a policial entra na mira dos bandidos e só consegue escapar com a ajuda de Renfield.

O personagem de Hoult, aliás, tem como ponto forte a capacidade de ganhar poderes sobre-humanos após ingerir insetos. Habilidade muito útil para surrar vilões, a superforça do protagonista é usada a todo momento para entregar excelentes sequências de ação, com direito a muito sangue e cabeças decepadas. Há um nível de destruição que aproxima o longa de franquias como John Wick, mas é na comédia que o filme de McKay mais se destaca.

Ben Schwartz (Sonic), mais uma vez, prova ser um "ladrão" de cena fenomenal na pele do trapalhão senhor do crime Teddy Lobo, cujo ego é muito maior do que a sua capacidade de enxergar a própria insignificância. Desta vez, no entanto, o ator ganha a possibilidade de brilhar em sequências de ação, após se destacar com comédia, dublagem e até musicais em outras produções.

Mesmo que nem todas as piadas funcionem e a trama não seja inovadora, Renfield: Dando o Sangue Pelo Chefe é diversão de alta qualidade. Com Nicolas Cage como Drácula, exigir muito mais do que isso seria tão insano quanto acreditar que vampiros realmente existem.

Assista abaixo ao trailer legendado de Renfield:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.