Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DETETIVE POPULAR

Muito além de Enola Holmes: Histórias de Sherlock são sucesso no cinema e na TV

Divulgação/Netflix

Henry Cavill como Sherlock em cena de Enola Holmes (2020)

Em Enola Holmes (2020), Henry Cavill ficou com a missão de interpretar a mais nova versão de Sherlock

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 24/9/2020 - 6h45

Com a estreia de Enola Holmes (2020) na Netflix, Sherlock ganhou mais uma versão adaptada para mídias audiovisuais, desta vez na pele de Henry Cavill. As aventuras do detetive criado por Arthur Conan Doyle (1859-1930) já renderam diversos sucessos para a TV e o cinema desde a sua primeira aparição na literatura, na obra Um Estudo em Vermelho (1887).

Além de Cavill, Sherlock já foi interpretado por outros grandes atores do entretenimento, como Robert Downey Jr. e Benedict Cumberbatch. O primeiro protagonizou dois filmes ao lado de Jude Law, enquanto o segundo estrelou a elogiada série criada pela rede BBC.

Enquanto as produções com Downey e Cumberbatch são adaptações mais fiéis à origem e à personalidade do personagem, outras histórias apresentam versões bem distintas. Em Sr. Holmes (2015), Ian McKellen interpreta um detetive idoso e lutando contra a demência, enquanto filmes como Holmes & Watson (2018), estrelado por Will Ferrell, buscam um viés voltado para a comédia.

Seja nas telonas ou na televisão, as histórias de Sherlock Holmes são um entretenimento muito popular entre fãs do personagem. Abaixo, relembre outras obras recentes sobre o detetetive mais famoso do mundo:

Sherlock Holmes (2009)

Um ano depois de brilhar em Homem de Ferro (2008), filme que deu início ao Universo Cinematográfico da Marvel, Robert Downey Jr. teve a missão de interpretar outro icônico personagem da cultura pop. Em Sherlock Holmes, ele dá vida ao detetive em parceria com Jude Law, responsável por interpretar John Watson, famoso aliado do protagonista.

Com o nome de Downey no topo da publicidade, o filme foi bem recebido pelo público e chegou a ganhar uma continuação com Sherlock Holmes: O Jogos das Sombras (2011). Um terceiro filme foi anunciado para 2021, com ambos os protagonistas retornando aos papéis.

Assista ao trailer dublado:

Sherlock (2010-2017)

Com Benedict Cumberbatch no papel principal, a BBC produziu quatro temporadas da sua versão "atualizada" de Sherlock para a TV. Diferentemente das histórias dos livros, a trama da série acompanha o detetive e seu companheiro Watson (Martin Freeman) nos dias atuais.

Muito elogiada, a produção teve apenas 13 episódios, mas foi o bastante para receber indicações ao Emmy, incluindo para seus protagonistas. Confira o trailer legendado:

Sr. Holmes (2015)

O filme dirigido por Bill Condon (A Bela e a Fera) reimagina o detetive em sua versão idosa, interpretada por Ian McKellen. Além dos problemas físicos enfrentados pela idade avançada, o protagonista ainda precisa lidar com um início de demência, algo muito difícil para quem sempre teve o raciocínio como grande virtude.

Na trama, Sherlock tem problemas para se lembrar de seu último caso, mas é incentivado por um fã a voltar ao trabalho. O elenco ainda conta com Laura Linney, Frances de la Tour, Roger Allam e Phil Davis. Assista ao trailer legendado abaixo:

Elementary (2012-2018)

Elementary foi uma série produzida pela rede CBS para bater de frente com o sucesso de Sherlock, na BBC. Na versão americana, que também se passa nos dias atuais, o protagonista é vivido por Jonny Lee Miller. O grande diferencial da produção foi a escalação de Lucy Liu para viver Watson, grande parceira do detetive, aqui rebatizada de Joan.

A série durou sete temporadas, mas não teve a mesma repercussão internacional da concorrente britânica. Como outras produções americanas, Elementary manteve a trama tradicional de um caso por episódio, com um arco mais longo sendo explorado a cada ano. Veja uma prévia (em inglês) da primeira temporada da série:

Holmes & Watson (2018)

Astro de comédias, Will Ferrell também se arriscou ao estrelar a própria versão de Sherlock. Em Holmes & Watson, ele apresenta o detetive com uma pegada mais cômica, auxiliado por John C. Reilly no papel de Dr. Watson.

Mesmo sendo considerado um dos grandes comediantes de sua geração, Ferrell não teve o retorno esperado do público, que rejeitou a sua versão. Holmes & Watson fez US$ 40 milhões na bilheteria mundial e sequer pagou os US$ 47 bilhões do valor de sua produção.

Confira o trailer legendado:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.