Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PRODUÇÕES SOBRE ESPORTE

De comédia a romance em quadra: Sete filmes para celebrar o Dia do Tenista

DIVULGAÇÃO/UNIVERSAL PICTURES

Paul Bettany em cena de Wimbledon - O Jogo do Amor

Paul Bettany em Wimbledon - O Jogo do Amor; filme conta a história de romance entre dois tenistas

De comédia da HBO com Andy Samberg até romance entre Paul Bettany e Kirsten Dunst, o tênis é o pano de fundo de várias tramas em Hollywood. Para o Dia do Tenista, celebrado em 9 de junho, em tempos de isolamento social e quarentena, por que não pendurar a raquete temporariamente e assistir à disputa nas quadras entre Emma Stone e Steve Carell em Guerra dos Sexos?

Aqui no Brasil, o esporte não chega a ser uma tradição. Porém, há 21 anos, Gustavo Kuerten, o Guga, chegou ao topo do mundo do tênis. Depois de vencer o Master 2000 e derrotar três ex-líderes de ranking, ele se tornou o número um do esporte.

Com apenas um brasileiro atualmente no Top 100 do mundo (Thiago Monteiro, em 80º lugar), o esporte não é muito celebrado no país. Mas o Notícias da TV apresenta sete filmes para comemorar o Dia do Tenista diante da TV:

Wimbledon - O Jogo do Amor (2004)

Peter Colt (Bettany) é um tenista, perto do fim de sua carreira, que ocupa uma posição baixa no ranking mundial. Mesmo sem a pontuação necessária para entrar no torneio de Wimbledon, ele recebe um convite dos organizadores para participar.

Lá, ele se apaixona pela mais recente estrela do esporte, Lizzie Bradbury (Kirsten). A paixão desperta um novo fôlego e desejo dentro de Peter, que o leva para a final da competição.

Ponto Final - Match Point (2005)

O jogador de tênis Chris Wilton (Jonathan Rhys Meyers) decidiu se aposentar, cansado da rotina de viagens. Ele, então, passa a ser um instrutor do esporte em um clube de elite.

No local, ele começa uma amizade com Tom Hewett (Matthew Goode) e inicia um relacionamento com Chloe (Emily Mortimer), irmã de seu amigo. O amor entre os dois é bem recebido pela família da mulher.

Mas tudo fica mais complicado quando Chris conhece a namorada de Tom, Nola Rice (Scarlett Johansson). Dirigido por Woody Allen, o filme foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original.

Venus e Serena (2012)

O documentário mostra as carreiras vitoriosas das irmãs Williams, Serena e Venus. A produção foca no ano de 2011, quando elas tiveram batalhas também fora da quadra. Venus lutou contra uma doença autoimune, enquanto sua irmã mais nova, Serena, sofreu com uma embolia pulmonar que quase resultou em sua morte.

Break Point (2014)

Nesta comédia, Jimmy Price (Jeremy Sisto) sabe que seus dias como jogador de tênis em duplas estão basicamente no fim. Depois de seu parceiro abandoná-lo, o tenista fica sem opções.

Por isso, ele vai atrás de Darren (David Walton), seu irmão e ex-dupla. Jimmy tenta convencê-lo a jogar com ele como nos velhos tempos para participarem juntos de um torneio.

7 Days in Hell (2015)

Este mockumentário (falso documentário que faz sátira ou paródia de eventos) acompanha a história de dois rivais do tênis, Aaron Williams (Samberg) e Charles Poole (Kit Harington). A partida entre a dupla foi a mais longa de todos os tempos. Em Wimbledon, o jogo de cinco sets teve a duração de sete dias. Com os jogadores esgotados, o final chega após um momento inesperado.

A Guerra dos Sexos (2017)

Baseado em fatos reais, o filme conta a disputa entre dois tenistas, mulher versus homem. A partida entre o ex-campeão Bobby Riggs (Carell) e Jean King (Emma), então líder do ranking mundial, se tornou o centro do debate sobre igualdade de gênero. Eles têm ideologias completamente opostas: Bobby tenta reviver glórias do passado, enquanto Jean luta por direitos femininos.

Borg vs McEnroe (2017)

O longa conta a história verdadeira da rivalidade entre Björn Borg (Sverrir Gudnason) e John McEnroe (Shia LaBeouf). A trama mostra os bastidores antes da final que envolveu os dois em Wimbledon, em 1980.

O sueco Borg precisava encarar a pressão de defender o título do torneio pela quinta vez seguida, um feito inédito na época, enquanto seu rival, o americano McEnroe tinha que superar seu temperamento explosivo para provar que ele poderia ser o número um do ranking mundial.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.