Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HERÓI DA DC

Batman de Robert Pattinson: Vale a pena gastar 3 horas para assistir ao filme?

Divulgação/Warner Bros.

Robert Pattinson em cena de Batman

Robert Pattinson encarna a nova versão de Batman para os cinemas; filme estreia na quinta (3)

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 1/3/2022 - 6h45

Após uma longa espera causada pela pandemia da Covid-19, Batman chega aos cinemas na próxima quinta-feira (3) e traz Robert Pattinson como a sexta encarnação do herói da DC nas telonas. Cercado de enormes expectativas dos fãs, o longa com quase três horas de duração está sendo muito elogiado pelos críticos ao redor do mundo.

Pattinson assumiu o manto do Homem-Morcego nos cinemas depois que Ben Affleck optou por abandonar o papel --sua última aparição interpretação do herói acontecerá em The Flash. Sua escalação causou controvérsia, muito por conta do passado do ator como protagonista da franquia Crepúsculo.

Com Matt Reeves (Planeta dos Macacos: O Confronto) assumindo a direção e o roteiro do longa --Affleck também era encarregado das mesmas funções--, Batman passou a ser idealizado como uma aventura fora do universo compartilhado da DC que conta com a Mulher Maravilha de Gal Gadot e o Aquaman de Jason Momoa.

Sem as "amarras" da Liga da Justiça, Reeves criou um novo mundo para o herói, com elenco renovado e uma história voltada mais para o suspense do que para grandes cenas de ação com efeitos especiais. E o resultado deu muito certo.

Nos quadrinhos, Batman sempre foi descrito como o "maior detetive do mundo". No entanto, mesmo com sete filmes solos e dois envolvendo a Liga da Justiça, esta característica nunca foi utilizada. Isso sem contar que o herói, quase sempre, acabou ofuscado por seus vilões e seus intérpretes --Heath Ledger até venceu o Oscar por Cavaleiro das Trevas (2008).

Em Batman, Reeves entrega um filme no qual o foco está totalmente no Homem-Morcego --Bruce Wayne, seu alter ego, tem muito menos destaque e importância no longa. Contra tudo e quase todos, Robert Pattinson entrega o que, talvez, seja a melhor interpretação do herói até hoje.

Seja como Batman ou Bruce Wayne, Pattinson incorpora o espírito misterioso e sombrio que representa o personagem em suas melhores histórias nas HQs. Eternamente traumatizado pela morte de seus pais quando criança, o herói carrega trevas em cada batalha a ser travada, e a expressão fria e ameaçadora do ator convence sempre que é necessário transmitir que o Homem-Morcego é a representação do medo na cidade de Gotham.

Além de Pattinson, todo o elenco secundário faz um trabalho primoroso em Batman. Zoë Kravitz brilha com a sua versão soturna e extremamente apaixonante de Selena Kyle/Mulher-Gato. As sequências em que ela divide a tela com o herói criam uma tensão sexual entre os personagens que representam exatamente as suas contrapartes nas páginas dos quadrinhos.

Entre os vilões, Paul Dano entrega um Charada que nada tem a ver com a versão exagerada e cômica de Jim Carrey em Batman Eternamente (1995). Principal antagonista do longa, o personagem é um psicopata inteligente e sádico, fato que o coloca na estante dos melhores que já enfrentaram o Batman nos cinemas.

Com duas séries derivadas já anunciadas para a HBO Max, Batman é o pontapé inicial perfeito para um novo universo compartilhado na DC focado apenas no herói e sua galeria de vilões e aliados que deixa até os Vingadores para trás. A passos largos, Robert Pattinson caminha para ser a maior encarnação do Homem-Morcego, seja nos cinemas ou na TV.

Assista ao trailer de Batman:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.