Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANA BAIRD

Nicole de Um Lugar ao Sol reclama de narrativas de gordos: 'Tem que mudar'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ana Baird em cena como Nicole em Um Lugar ao Sol

Ana Baird interpreta Nicole em Um Lugar ao Sol; personagem sofre gordofobia na novela das nove

LUANA BENEDITO

luanab@noticiasdatv.com

Publicado em 1/3/2022 - 6h40

Alvo de gordofobia em Um Lugar ao Sol, Ana Baird defende a representatividade de corpos grandes na televisão. Para a intérprete de Nicole na novela das nove da Globo, os personagens gordos devem protagonizar histórias que vão além das cômicas ou da busca para perder peso, quando são inclusos em um folhetim. "Tem que mudar", opina a artista, de 51 anos, sobre o padrão majoritariamente magro no vídeo. 

No folhetim de Lícia Manzo, a filha do meio de Santiago (José de Abreu) é atriz, mas nunca conseguiu seu lugar ao sol. Em uma das cenas, ela é reprovada em um teste por causa da aparência física, apesar de ter arrasado na atuação e ter as qualificações necessárias para o papel.

Na vida real, Ana comenta que os padrões ainda prevalecem, embora a quebra deles tenha virado pauta. "Quantas mulheres gordas você vê em papel de destaque na televisão? A Nicole agora. Falando sobre gordofobia. Mas assim você bota uma, duas, três no máximo. E fazendo ali as engraçadas... A gente não tem essa representatividade", diz a carioca em entrevista ao Notícias da TV. Ela, assim como a personagem, já perdeu trabalho por causa do peso.

A também cantora pede uma mudança no olhar daqueles que escolhem o elenco das tramas:

Espero que o pessoal que está escalando e os diretores, que estão vendo quem eles querem para os seus papeis, que eles ampliem a sua visão do que é beleza, do que é padrão, bonito, do que é bom. O fato de ser uma atriz que fala do jeito que você [diretor] quer, pode já ser suficiente, ela não precisa vestir 38. Está muito introjetado isso e massificado. Isso tem que mudar. 

Apesar de confiante na mudança, Ana sabe que pode levar tempo. "Não vai ser de hoje pra amanhã. Espero que eu continue recebendo convites e fazendo trabalhos independentemente de estar falando sobre gordura ou não. Isso seria o meu ideal, a minha alegria. Fazer um papel que não faz diferença se a mulher é gorda ou não, ou se ela é padrão", entrega. 

Na trama das nove, Nicole sofre com a cobrança da família para emagrecer. Bárbara (Alinne Moraes) se importa mais com o fato de a irmã comer guloseimas do que ela se magoar por sair na calada da noite ou pela janela da casa do crush para não ser vista pelos amigos dele. Consumida pela gordofobia, a dubladora vive se autodepreciando. 

Reprodução/Instagram

Ana Baird está de lingerie

Atriz em foto empoderada no Instagram

Ativa nas redes sociais

Diferentemente da personagem, a astróloga e terapeuta thetahealer está em paz com a forma física, em dia com o amor próprio e tem usado as redes sociais mais ativamente para compartilhar seu processo de aceitação. 

Nicole ainda não tá no lugar de aceitação, mas eu estou. Então, as pessoas me buscando, me vendo 'a que faz o papel não concordando com o ódio que a Nicole tem dela', isso pode ajudar. Porque o meu [caso], muita gente me ajudou. Sou eternamente grata a essas pessoas que nem sabem que elas me ajudaram. Pelo fato de elas serem elas, estarem tranquilas com os corpos delas, eu pude me aceitar. 

Ana lembra que não somos ensinados a ver beleza num corpo que não seja magro. "Ninguém disse que era bonita, quando você era criança, uma barriga grande. A barriga grande é tida como horrorosa. símbolo de falta de saúde, de descanso, de preguiça... E, não, é só uma barriga."

A atriz confessa já ter recorrido aos remédios e dietas da moda para ficar magra, mas se libertou das cobranças. "Tenho uma terapeuta muito boa que está me ajudando muito no processo de entender, de me aceitar, de me olhar com os olhos mais amorosos", conclui.

Veja algumas publicações de Ana Baird:

Um Lugar ao Sol é uma novela escrita por Lícia Manzo. Por conta do novo surto da Covid-19, o folhetim ganhou mais duas semanas no ar e será esticado até 25 de março, com reprise do capítulo no dia 26. A trama será substituída pelo remake de Pantanal em 28 de março.

Confira os resumos dos capítulos da novela das nove que o Notícias da TV publica diariamente.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.