Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PSIQUIATRA AVALIA

Amizade demais ou paixão: Vinicius tem amor platônico por Eliezer no BBB 22?

REPRODUÇÃO/ GSHOW

No quarto lollipop, Vinicius Fernandes está sentado sobre uma cama e seu colega Eliezer Netto está com a cabeça apoiada sobre um travesseiro no colo do amigo

Vinicius Fernandes e Eliezer Netto no quarto lollipop do BBB 22: relação é apenas de amizade?

YASMIN LIMA

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 1/3/2022 - 6h25

A amizade entre Vinicius Fernandes e Eliezer Netto tem gerado comentários dentro e fora do confinamento: será que o cearense sente amor platônico pelo fluminense de Volta Redonda? O psiquiatra Jairo Bouer não descarta que o sentimento vá além de uma simples amizade, mas ressalta que essa suposição pode escancarar um preconceito social.

Para o psiquiatra, é muito comum que homens gays sejam julgados por terem amizade com um homem hétero e o especialista acredita que é isso o que pode fazer com que parte dos telespectadores do programa acredite que Vyni está apaixonado por Eli.

"As pessoas já tendem a pensar que o Vinicius está se aproximando do Eliezer porque ele é homem, um cara bacana e interessante, e que no fundo ele sente atração. Mas a gente não sabe, talvez seja só amizade ou talvez seja uma paixão platônica", pondera.

"O amor platônico é o amor ou uma paixão que você nutre por alguém mesmo sabendo que essa pessoa não vai te retornar ou que a chance desse retorno é pequena", acrescenta o médico. Como exemplo, Bouer cita a admiração amorosa de um aluno pela professora ou de alguém por um amigo.

Apesar de ser um lugar solitário, há quem goste de ter um amor platônico. Segundo Jairo Bouer, apostar em um amor platônico para evitar um relacionamento real e com possibilidades sólidas de futuro pode ser uma posição confortável para quem não quer se preocupar com os altos e baixos de uma relação possível.

"A paixão platônica ocupa um espaço na vida da pessoa e muita vezes ela serve como uma defesa contra o envolvimento real e concreto em uma relação. É um sentimento que pode servir de escudo. Nesse sentido, talvez o Vyni tenha esse temor porque o Eliezer se colocou como um homem heterossexual e o Vyni como homossexual. Se ele observa o amigo sem se declarar ou ter segundas intenções ele acha que não sai ferido", analisa.

Medo de acabar com a amizade

Independentemente de existir uma relação hétero ou homossexual, ao se apaixonar por um amigo ou amiga há um medo que surge como fantasma: o de perder a amizade. 

"Esse lugar de estar apaixonado por alguém que é teu amigo, é um lugar que de alguma forma te protege de ter que encarar uma paixão real. Por outro lado, pode não ser uma posição confortável, porque a pessoa pode querer se declarar, mas tem medo de fazer isso e perder a amizade", explica o médico.

Confira aqui a live:


Saiba tudo sobre o BBB 22 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#67 - É possível ter um BBB sem humilhação?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.