Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

CRÍTICA

Animais Fantásticos 3: Sem Johnny Depp, franquia ganha fôlego com novo filme

Divulgação/Warner Bros.

Mads Mikkelsen em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

Mads Mikkelsen em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore; ator substituiu Johnny Depp

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 14/4/2022 - 6h20

Terceiro filme da franquia spin-off de Harry Potter, Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore estreia nos cinemas nesta quinta-feira (14) repaginada com um "novo" vilão. O longa marca a estreia do ator dinamarquês Mads Mikkelsen no lugar de Johnny Depp como Grindelwald, o grande antagonista da trama.

Sem Depp, demitido após as acusações de agressão contra a ex-mulher Amber Heard, a franquia ganhou fôlego. Não apenas pela chegada de seu substituto, mas pela força de seu universo e o carisma certeiro de Jude Law na pele de um (nem tão) jovem Alvo Dumbledore.

A história de Animais Fantásticos desde o lançamento de Os Crimes de Grindelwald, em 2018, não foi fácil. Além de o longa sofrer com críticas de fãs e público, a Warner Bros. ainda precisou lidar com polêmicas envolvendo a saída de Depp e os comentários transfóbicos de J.K. Rowling, arquiteta de toda a franquia Harry Potter.

Com a autora britânica sofrendo fortes repressão por conta de sua visão conservadora e preconceituosa de direitos humanos, a responsabilidade em torno de Os Segredos de Dumbledore tornou-se ainda maior. O filme precisaria corresponder nas bilheterias e se recuperar do estrago feito por seu antecessor e por Rowling --que, para o desgosto dos críticos, assina o roteiro ao lado de Steve Kloves, veterano da franquia.

DIVULGAÇÃO/WARNER BROS

A nova versão de Grindelwald

A nova versão de Grindelwald

Para lidar com este cenário desafiador, Animais Fantásticos resolveu retornar às origens e corrigir alguns erros de Harry Potter. Depois de aparecer brevemente no segundo longa, Jude Law ganha mais destaque e força na sequência, trazendo de volta o espírito calmo e vibrante de Dumbledore que conquistou os fãs da franquia.

A história de origem do personagem, explicada em detalhes em Harry Potter e as Relíquias da Morte, foi omitida dos dois filmes que adaptaram o livro original --atitude que revoltou milhares ao redor do mundo. Agora, quem não leu a obra literária finalmente conhece o passado de Dumbledore, a sua relação com Grindelwald e como isso destruiu a família do futuro diretor de Hogwarts.

A relação entre Dumbledore e Grindelwald também faz justiça às informações divulgadas por Rowling após o fim dos livros. Ao longo dos anos, tornou-se comum a autora revelar segredos do universo de Harry Potter, com o maior deles sendo o romance gay vivido por dois dos maiores bruxos da história.

Em Os Segredos de Dumbledore --que não são tão secretos assim--, o romance ganha camadas e torna-se o centro da história que move os personagens na luta entre o bem e o mal. Com a missão de parar o bruxo das trevas, o protagonista Newt Scamander (Eddie Redmayne) se une a uma equipe liderada por Dumbledore para acabar de vez com a guerra bruxa.

DIVULGAÇÃO/WARNER BROS

A equipe formada por Dumbledore

A equipe formada por Dumbledore

Desta equipe, Newt e o trouxa Jacob (Dan Fogler) continuam como os pontos positivos da franquia. Destaque para Fogler, que mantém o timing cômico certeiro e eleva a química do elenco capitaneado por Law e Redmayne. Para o desânimo do público brasileiro, Maria Fernanda Cândido, anunciada com pompas como parte do elenco, sequer ganha mais de cinco minutos em cena.

Diferentemente do segundo longa, Os Segredos de Dumbledore prova-se um filme melhor estruturado e ciente da história que quer contar. Mesmo com algumas sequências desinteressantes e que pouco acrescentam à narrativa, a produção faz valer o alto investimento da franquia com novas criaturas tão exuberantes quanto grotescas.

Quando anunciada no início dos anos 2010, a franquia Animais Fantásticos contaria com cinco filmes para explorar a história de Newt Scamander enquanto zoologista do mundo mágico de Harry Potter. Contudo, ao final do terceiro longa, o sentimento é de passagem de bastão.

Com a trama envolvendo a caça por Grindewald ganhando cada vez mais destaque, é um movimento natural que Dumbledore seja o personagem a encerrar esta história. Fica a dúvida se isso ocorrerá no quarto ou quinto filme.

Assista ao trailer legendado de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.