Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

HOMOFOBIA

Animais Fantásticos 3: Warner edita 'cena gay' para estreia do filme na China

Divulgação/Warner Bros.

Eddie Redmayne e Jude Law em cena do filme Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

Eddie Redmayne (no fundo) e Jude Law em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 12/4/2022 - 14h32

A Warner cortou seis segundos de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore para a estreia do filme na China. As cenas editadas contém os diálogos que afirmam --pela primeira vez na história da franquia-- que Dumbledore (Jude Law) é gay.

A edição do longa foi revelada pelo jornal australiano News.com após o lançamento de Os Segredos de Dumbledore no território chinês. Nas cenas cortadas, as referências diretas à sexualidade do futuro mentor de Harry Potter foram omitidas.

Na trama da franquia, Dumbledore era amigo e aliado do vilão Grindewald (Mads Mikkelsen) durante sua juventude, relação que foi revelada apenas no último livro escrito por J.K. Rowling, Harry Potter e as Relíquias da Morte. Após o fim da série literária, a autora revelou que, na verdade, os dois mantinham um relacionamento amoroso.

Em Animais Fantásticos 3, os diálogos censurados foram: "Porque eu estava apaixonado por você", no qual Dumbledore conversa com o vilão Grindewald sobre o passado dos dois, e "no verão no qual Gerardo e eu nos apaixonamos", no qual o mago comenta a sua relação com o vilão para Newt (Eddie Redmayne) e seus aliados.

A solicitação dos cortes no filme foi feita pelo governo chinês e acatado pela Warner. Em comunicado enviado ao site TheWrap, o estúdio justificou a atitude explicando que, mesmo com a edição, história e "espírito" de Os Segredos de Dumbledore permanecem os mesmos.

"Como estúdio, estamos comprometidos em proteger a integridade de todos os filmes que lançamos, e isso se estende a circunstâncias que exigem cortes sutis para responder com sensibilidade a uma variedade de fatores do mercado. Nossa esperança é lançar nossos filmes em todo o mundo conforme idealizado por seus criadores, mas historicamente enfrentamos pequenas edições feitas em mercados locais", diz o início do texto assinado por um porta-voz da Warner.

No caso de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, um corte de seis segundos foi solicitado, e a Warner Bros. aceitou essas mudanças para cumprir os requisitos locais, mas o espírito do filme permanece intacto. Queremos que o público em todo o mundo veja e aproveite esse filme, e é importante para nós que o público chinês tenha a oportunidade de experimentá-lo também, mesmo com essas pequenas edições.

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore estreou na China na última quinta (7) e foi o filme de maior bilheteria em seu primeiro fim de semana disponível no país, no qual arrecadou cerca de US$ 9,7 milhões (R$ 45,3 milhões) mesmo com 57% das salas fechadas por conta da pandemia da Covid-19.

No Brasil, o terceiro longa da franquia spin-off de Harry Potter estreia nos cinemas nesta quinta-feira (14). Assista ao trailer legendado abaixo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.