Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CORDA BAMBA

Band estuda cancelar programa inédito de Mariana Godoy; saiba por quê

REPRODUÇÃO/BAND

Mariana Godoy dando uma entrevista com roupa rosa

Mariana Godoy durante entrevista ao Melhor da Tarde, da Band; programa da jornalista está empacado

DANIEL CASTRO e GABRIEL PERLINE

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 4/9/2020 - 7h10
Atualizado em 4/9/2020 - 9h29

Antes tratado como prioridade número um, o novo matinal prometido a Mariana Godoy na Band corre o risco de nunca ir ao ar. Depois de rejeitar vários pilotos gravados, a direção da emissora estuda cancelar o lançamento da atração, que chegou a ter estreia anunciada para 3 de agosto, e entregar outro produto para a ex-RedeTV!, contratada em junho. A decisão deve ser tomada até o próximo dia 22.

O Notícias da TV apurou que o problema não é apenas o formato da atração, criada para substituir o Aqui na Band. É mais uma questão estratégica. Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, vem questionando se vale a pena lançar um programa relativamente caro em um horário em que a audiência é baixíssima e o dinheiro dos anunciantes, escasso.

Diretores da emissora vêm aconselhando Saad a partir para soluções mais econômicas, rentáveis e com maiores chances no Ibope. Se essa estratégia prevalecer, uma parte do horário do Aqui na Band poderá ser ocupada por desenhos animados, e a Band poderia conquistar o público infantil, carente de conteúdo na TV aberta --no horário, só a TV Cultura tem desenhos.

Outra parte do tempo deve ser tomada por um programa de culinária, sob o comando de Edu Guedes, que está deixando a RedeTV! e já tem sua contratação encaminhada pela Band. Guedes é um fenômeno comercial, atrai dezenas de anunciantes, e seria um desperdício confiná-lo em um quadro do programa de Mariana Godoy.

Além do custo e fatores estratégicos e artísticos, depõe contra o futuro do novo matinal o trágico histórico da Band com formatos nessa faixa.

A atração prometida a Mariana Godoy seria a terceira tentativa em dois anos de emplacar um projeto de variedades, com forte apelo feminino, capaz de atrair público e anunciantes ao mesmo tempo --algo que os extintos Superpoderosas (2018) e Aqui na Band (2019-2020) não conseguiram.

Ambos os programas raramente passaram de 1,0 ponto no Ibope da Grande SP. Diretores da Band calculam que a emissora no melhor dos cenários atinge 2,5 pontos na faixa das 9h às 11h.

Também influi na indefinição sobre o programa de Mariana Godoy negociações que a Band vem realizando por direitos esportivos, como a aquisição de campeonatos europeus de futebol (o Alemão é um deles). A Band só irá bater o martelo sobre o matinal depois que encerrar essas negociações.

Indefinição

O novo programa matinal, ainda sem título, está pronto. Ganhou cenário novo, que em nada lembra o do Aqui na Band, que teve seu fim decretado em junho após uma crise entre a direção do programa e o departamento de Jornalismo da casa. Também foram contratados colaboradores e colunistas para darem apoio a Mariana Godoy no ar.

A rejeição da cúpula da Band aos pilotos gravados gerou uma crise nos bastidores. Zeca Camargo, demitido pela Globo e contratado como diretor-artístico da Band em julho, perdeu a linha e discutiu ferozmente com uma diretora da emissora, que saiu aos prantos e foi afastada de suas funções.

O ex-Globo pagou mico ao anunciar duas vezes a data de estreia do novo programa e ao participar de uma entrevista com jornalistas. Camargo também mobilizou o público para escolher o nome da atração, encomendou gravações das afiliadas de todo o país e promoveu lives nas redes sociais. Agora, seu primeiro projeto na Band corre o risco de ir para a gaveta, definitivamente.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.