CONTRATO PERTO DO FIM

Após irritar Silvio Santos, Rachel Sheherazade tem futuro incerto no SBT

REPRODUÇÃO/SBT

Rachel Sheherazade na edição de quinta-feira (8) do SBT Brasil; jornalista foi suspensa por Silvio Santos - REPRODUÇÃO/SBT

Rachel Sheherazade na edição de quinta-feira (8) do SBT Brasil; jornalista foi suspensa por Silvio Santos

DANIEL CASTRO e GABRIEL PERLINE - Publicado em 10/08/2019, às 00h01 - Atualizado às 18h45

Rachel Sheherazade tem o futuro incerto no SBT após irritar Silvio Santos. O apresentador e empresário já pediu sua suspensão das edições de sexta do SBT Brasil. Agora, cogita abrir mão da jornalista e não renovar seu contrato, que chega ao fim em outubro. As opiniões políticas que ela emite na internet, especialmente em seu YouTube, têm motivado uma campanha contra sua permanência na emissora.

Fontes do Notícias da TV disseram que Silvio realizará um rodízio das jornalistas na bancada do SBT Brasil para definir qual delas apresenta um melhor entrosamento com Carlos Nascimento e agrada mais ao público. A escolhida deverá ocupar o posto de Rachel caso ela efetivamente seja desligada.

A primeira a entrar no rodízio foi a repórter Solange Boulos, que já substituía Sheherazade aos sábados na bancada do SBT Brasil e apareceu no jornal do dia 9.

Solange caiu nas graças de Silvio após ser escalada às pressas para substituir Mara Maravilha no sofá do Fofocalizando em julho do ano passado. O patrão gostou do desempenho da jornalista e pediu sua promoção ao time de plantonistas do principal telejornal da casa. Carolina Aguaidas e Kallyna Sabino também serão testadas.

O Notícias da TV antecipou, em março, que a CNN Brasil está interessada na contratação de Rachel Sheherazade. Caso deixe o SBT, onde trabalha desde 2011, antes do fim do acordo, ela terá que pagar uma multa. 

Na berlinda

Na segunda-feira (5), representantes do Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo) estiveram no SBT para reclamar de um vídeo intitulado Monstros contra Monstros, no qual Rachel fala sobre o massacre no presídio de Altamira, no interior do Pará, que resultou em 57 mortos, sendo 16 por decapitação. Ela chamou os carcereiros de "monstros".

Irritados com o discurso da jornalista em seu canal no YouTube, eles exigiram que a emissora emitisse um comunicado oficial dizendo que não compactua com as opiniões expressadas por Sheherazade. O pedido de posicionamento não foi atendido, mas Silvio Santos assistiu ao tal vídeo e decidiu castigar a jornalista.

Na carta, o Sifuspesp diz que a jornalista "perdeu completamente a linha e a razão ao atacar os agentes penitenciários" e informou que acionou seu departamento jurídico para abrir uma ação contra a jornalista. "Primeiro por desrespeitar os agentes penitenciários do Estado de São Paulo e de todo o país ao generalizar a atuação de alguns como se representassem o todo", diz a carta.

"Em segundo lugar, ao generalizar o caso para desferir críticas aos agentes penitenciários, a jornalista Rachel Sheherazade deixou de lado tanto o respeito à categoria, como esqueceu o profissionalismo e um dever básico de todo jornalista: a checagem de informação."

Em suas redes sociais, Rachel fez um post em que deixa subentendida sua insatisfação por ser censurada. Ela publicou uma foto de uma boca fechada com suas fitas. Na legenda, citou um trecho de uma música de Chico Buarque que teve muita repercussão no contexto histórico da Ditadura Militar (1964-1985): "Afasta de mim esse: - Cale-se!."

Mais tarde, também no sábado, ela fez outro post. Desta vez, falou sobre resiliência. "Resiliência: Capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com ela. É ter a mente flexível e o pensamento otimista, com metas claras e a certeza de que tudo passa". Na legenda da imagem, Rachel acrescentou: "Resistir...".

Isso só piorou sua situação na emissora.

Daniel Castro
DANIEL CASTRO transformou a coluna de Televisão da Folha de S.Paulo na mais relevante do país durante sua passagem pelo jornal, entre 1991 e 2009. Trabalhou no Notícias Populares (1995-96) e R7 (2009-13). E-mail: dcastro@noticiasdatv.com

Leia também

Carregando… Carregando...