Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DEMÊNCIA AVANÇADA

Rafael Vannucci revela pedido de Vanusa: 'Não deixe que me vejam doente'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Rafael Vannucci e a mãe, a cantora Vanusa

Rafael Vannucci explicou detalhes da doença da cantora e revelou dois pedidos feitos pela mãe

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 19/10/2020 - 17h51

Rafael Vannucci publicou um longo vídeo no Instagram nesta segunda-feira (19) em que fez um desabafo sobre a doença de Vanusa. O filho da cantora deu detalhes sobre o estado de saúde da mãe, que sofre de demência em estágio avançado, se defendeu das críticas e revelou duas solicitações que ela fez a ele quando ficou doente. "Não deixe que me vejam doente", pediu.

"Minha mãe me pediu duas coisas: 'Filho, cuida de mim, me proteja, e, por favor, não deixe que as pessoas me vejam acamada. Quero que as pessoas se lembrem de mim nos palcos, cantando minha música, o que eu fiz de bom pelas mulheres, pelo público LGBT'. Então o que eu vou fazer é cuidar da minha mãe e preservá-la ao máximo enquanto ela estiver viva", contou Vannucci.

O principal motivo da gravação do vídeo foi a vontade de Vannucci de querer explicar, com detalhes, o estado de saúde da mãe, e também rebater as críticas por tê-la colocado em uma clínica em vez de tê-la deixado em casa.

"Muita gente não conhece profundamente o caso, a história e a doença da minha mãe. Muita gente acha que a Vanusa teve alta do hospital e saiu andando pela porta da frente. Isso não é verdade", desabafou. "Ela tem uma doença em estágio muito avançado. Ela tem demência, algo parecido com o mal de Alzheimer, mas mais grave. Só quem tem alguém próximo na família com essa doença demencial sabe como é difícil todo o tratamento e os cuidados", continuou o empresário artístico.

Vanusa recebeu alta hospitalar no dia 9 deste mês, após passar 32 dias internada para o tratamento de uma pneumonia no Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, litoral de São Paulo. A cantora de 73 anos chegou a ser transferida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas reagiu positivamente aos cuidados médicos e voltou à casa de repouso na qual vivia.

"Minha mãe saiu de hospital de ambulância porque ela só permanece deitada, e eu decidi colocá-la na clínica onde ela passou os últimos dois anos. A decisão tem o acolhimento da minha irmã Amanda, que está todo o tempo ao lado da minha mãe e vai ficar mais próxima dela", relatou.

O herdeiro ressaltou que a decisão de colocar Vanusa de volta na casa de repouso na qual ela passou dois anos foi baseada nos conselhos dos médicos que cuidaram da cantora. 

"É uma responsabilidade minha, mas uma decisão tomada com base nos conselhos que eu recebi dos médicos. Muita gente perguntou por que eu não a levei para casa. Não é simplesmente deixá-la em casa com enfermeiras de dia e de noite que ela seria bem tratada", afirmou, para na sequência relatar algumas complicações ocasionadas pela doença.

"O estágio da doença está muito avançado. Minha mãe está acamada, usa fraldas e não tem dentes na boca. Ela não se lembra de muitas pessoas, só de mim, minha irmã, dos médicos e de quem convive com ela diariamente. Por conta disso, decidimos que a clínica onde ela já ficou dois anos seria o melhor lugar para ela viver", salientou.

Segundo Vannucci, Vanusa faz sessões diárias de fisioterapia para voltar a aprender a comer, além da fisioterapia pulmonar, para ajudar na respiração, e no restante do corpo, pelo fato de estar acamada.

Vida que segue

O filho de Vanusa disse que seguirá "lutando hoje e sempre" pela mãe, agradeceu o carinho dos fãs e destacou que precisa seguir a vida. Ele passou cerca de 40 dias afastado do trabalho para ficar com a artista.

"A minha mãe está doente há 15 anos. So quem tem um idoso doente em casa sabe o que é isso. Queria agradecer o carinho, respeito, e dizer que minha mãe está sendo muito bem tratada e está sendo visitada por mim e minha irmã diariamente. Ela é prioridade sempre em nossas vidas, mas a gente precisa seguir a nossa vida", destacou. 

Assista ao vídeo em que Rafael Vannucci fala sobre a doença de Vanusa:

TUDO SOBRE

Vanusa


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.