Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CELEBRIDADE DO INSTAGRAM

Por que Carlinhos Maia foi criticado ao se assumir gay? Famosos respondem

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Carlinhos Maia revelou seu namoro com Lucas Guimarães e foi atacado por militantes da causa LGBT+ - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Carlinhos Maia revelou seu namoro com Lucas Guimarães e foi atacado por militantes da causa LGBT+

GABRIEL PERLINE

Publicado em 5/2/2019 - 5h12

Segunda maior celebridade mundial do Instagram, o brasileiro Carlinhos Maia assumiu seu namoro com Lucas Guimarães no domingo (3). O gesto, que muitos consideraram corajoso, foi visto pela comunidade LGBT+ de maneira negativa. Ele recebeu diversas críticas, inclusive de homossexuais famosos, pelas palavras que usou ao se revelar gay.

"Eu sempre fui homem. Nunca quis ser chamado de viadinho nem de viado. Nunca quis passar na rua e fulano gritar: 'Vai, viadinho'", disse Maia em seu desabafo. "Vocês não vão me ver por aqui botando sainha, salto alto, batom na boca. E não julgo, cada um faz o que quer e é feliz. Quem gosta, ótimo. Seja feliz. Mas eu sou um gay que gosto de ser homem, de me vestir como homem", comentou.

As frases de Maia foram duramente criticadas por artistas do meio LGBT+. Foi chamado de homofóbico nas redes sociais por diminuir os homossexuais de trejeitos femininos e também aqueles que se vestem como mulheres.

A drag queen Penelopy Jean, jurada do reality Canta Comigo (Record) e apresentadora do Drag Me As a Queen (canal E!), acha que o instagrammer alagoano não soube usar seu espaço no mundo digital para passar uma mensagem positiva.

"O que seria um homem de verdade? É um discurso muito preconceituoso. Mas eu não julgo, porque talvez seja uma forma de ele se sentir mais bem aceito. Nessa sociedade machista tudo que é relacionado à mulher é sempre diminutivo, chacota. Se você é afeminado ou se monta, você é algo ruim por estar atrelado à mulher", explicou a transformista.

Leo Dias conhece Carlinhos Maia e não vê sua fala como preconceituosa. O apresentador do Fofocalizando atribui ao fato de seu amigo viver numa região do país que enxerga a homossexualidade como um problema social.

View this post on Instagram

A quase 10 anos você entrou na minha vida, há quase 10 anos você me ensina que o que sinto não é pecado, nem vergonhoso, há quase 10 anos você se mostra o verdadeiro homem que você é. Sim um homem, homem com H, íntegro, batalhador, honesto, Leal, companheiro, e principalmente um homem do coração BOM!!! Quantas vezes choramos, por esconder da nossa família dos amigos, de todos, o que sentíamos um pelo outro vinha de outras vidas. Quantas vezes tentamos camuflar esse amor, tentando ficar com mulheres, só para mostrar a uma “sociedade fraca e cheia de hipocrisia” que éramos “iguais” a eles. Não, @lucasguimaraes nunca fomos iguais, por que Deus nos fez diferente, e se estamos aqui vivendo esse amor que não agride a ninguém, e por que ele permitiu!! Eu te amo, desde do primeiro olhar, você passou três anos, pra tocar em mim, e eu sempre disse, que te respeitaria, e que antes do teu corpo eu queria tocar o teu coração. Desculpa por todas as falhas, desculpa por te esconder e esconder todo esse respeito e amor que tenho por você! Esse vídeo que te pedi em casamento tem quase um ano, foi na casa de Simone e Kaká, e desde então, venho torcendo pra receber o seu sim aos olhos de Deus e de todos que nos amam!!! Aos meus fãs, nada mudará, meu relacionamento não virará comércio, mas precisava dividir com vocês, afinal foram vocês que gritavam o nome dele nos meus shows!! Nós amamos vocês, MAIO será nosso! Te amo meu eterno amigo, meu eterno irmão, meu eterno AMOR....🙏🏻❤️

A post shared by CARLINHOS MAIA (@carlinhosmaiaof) on

"Os ativistas são radicais demais", afirmou. "O Nordeste é um lugar que vê o homossexual de uma maneira muito deturpada. É atrasado na questão da homossexualidade. Talvez ele tenha usado esses termos por viver no Nordeste", defendeu.

O youtuber Herbet Castro, do Canal das Bee, também acredita que a maneira como Carlinhos se posiciona ao falar de sua homossexualidade se dê pelo fato de ter crescido em um ambiente preconceituoso. Mas ele não acha correto o fato de parte da militância LGBT+ atacar o alagoano.

"Eu também sou nordestino e aprendi muito vindo morar em São Paulo. Ele tem um discurso que é bastante complicado, porque ele não usa os termos corretos. Cresceu no Nordeste, que é um lugar muito machista e homofóbico. Mas neste momento a gente não pode afastá-lo. Temos que aproveitar que ele teve a coragem de se assumir e orientá-lo sobre algumas coisas que são importantes para a nossa comunidade", explicou.

Carlinhos Maia assumiu seu namoro de dez anos com Lucas Guimarães através de seu perfil no Instagram. Ele disse ter demorado para fazer isso em respeito aos pais, que são idosos, e por ter um público majoritariamente heterossexual.

"Não quero fazer descer goela abaixo a minha condição. Eu quero ser respeitado por quem sou. Pelo meu trabalho, minha origem e meu coração. Óbvio que sem barulho toda essa luta não teria valido a pena. Que bom que vocês fizeram isso. Eu também estou aqui para fazer barulho, mas do meu jeito. Eu via muitos gays dizendo: 'Saia do armário, se assuma'. Coisas que os heteros (sic) não me diziam. Teve um tempo que a ditadura gay me machucava, muito mais que os héteros", disse.

Confira abaixo a sequência de vídeos em que Carlinhos Maia fala sobre sua sexualidade e seu relacionamento com Lucas Guimarães:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.