Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COMPLETA 18 ANOS

Poderosa e popular: Por que Maisa Silva se tornou a jovem mais querida do Brasil?

Reprodução/Instagram

Maisa Silva no estúdio de seu programa no SBT, com camisa florida, mandando beijinho

Maisa Silva no estúdio de seu programa no SBT; a atriz completa 18 anos com sucesso na TV e na internet

REDAÇÃO

Publicado em 22/5/2020 - 5h23

Maisa Silva não pode mais ser chamada de criança prodígio: nesta sexta (22), ela chega à maioridade com muito o que comemorar. Desde pequena, demonstra carisma e talento em programas de TV, filmes e nas redes sociais. Hoje, Maisa tem dezenas de milhões de seguidores, contratos milionários de publicidade e prestígio na classe artística. Ainda assim, passa a imagem de uma garota simples, e por isso se tornou muito querida no Brasil.

A carreira de Maisa começou quando ela tinha apenas três anos, em 2005. A menina, que falava pelos cotovelos e já queria ser artista, conquistou o apresentador Raul Gil e o público do programa dele, que na época ainda era na Record.

Dois anos depois, Maisa foi contratada por Silvio Santos para ser apresentadora mirim no SBT. O que poderia parecer mais uma ideia maluca e arriscada do dono da emissora foi uma ótima oportunidade para a menina, que se destacou muito no Sábado Animado, no Domingo Animado e no Bom Dia & Cia. Ela proporcionou momentos hilários ao público, com sua sinceridade infantil e completa falta de filtro.

Esse período nas atrações infantis e as participações no palco do Programa Silvio Santos com o patrão (em que Maisa conversava com ele e até revelou que Santos usava peruca, por exemplo) serviram para consolidar o nome dela na mídia, mas foi durante a adolescência que Maisa fez seu nome como profissional.

Ela atuou em novelas do SBT, como Carrossel (2012) e Carinha de Anjo (2016), e direcionou sua carreira de atriz também para os filmes, como Cincerela Pop (2019) e Ela Disse, Ele Disse (2019). Por sua popularidade na TV e na internet, Maisa se tornou uma referência adolescente, requisitada por produções voltadas para este público. Assinou contrato com a Netflix para fazer pelo menos três filmes.

Além de atriz, ela voltou a ser apresentadora de TV no ano passado, quando estreou o Programa da Maisa, talk show brasileiro com a apresentadora mais jovem.

Novamente, ela mostrou sua influência com essa faixa etária e com o mercado: cotas publicitárias do Programa da Maisa foram vendidas antes mesmo de a atração estrear, além dos vários contratos que Maisa tem com grandes marcas, das quais é garota-propaganda. Ela chegou até a aparecer na Globo e tomar café da manhã com Ana Maria Braga para divulgar uma linha de cosméticos para cabelos.

Todo esse destaque que conquistou não foi à toa. Maisa demonstra a quem lhe acompanha que tem muita seriedade ao lidar com seu trabalho, ao mesmo tempo em que é talentosa, desenvolta e inteligente para uma garota de sua idade. Os colegas famosos e mais experientes do que ela lhe tecem elogios nas redes sociais.

"Comunicadora desde pequenininha. Você é um talento", disse Ivete Sangalo na época da estreia do Programa da Maisa. "Nosso país precisa de uma referência jovem como você. Uma menina que se preocupa com o outro, passa bons valores, e que leva a vida de maneira leve e divertida! Você é exemplo! Sou sua fã!", falou Fernanda Souza, primeira convidada do talk show. Tatá Werneck também já declarou ser fã de Maisa.

divulgação/Multishow

Maisa foi convidada do programa Lady Night, de Tatá Werneck, e encantou a apresentadora


Rainha da internet

Como um bom membro de sua geração, Maisa está sempre conectada e usa com muita frequência as redes sociais. Com cerca de 32 milhões de seguidores no Instagram, ela chegou a ser a adolescente mais seguida do mundo na rede social (hoje esse posto é da cantora Billie Eilish). No Twitter, são mais de 8 milhões de fãs.

Ela conquistou toda essa audiência com posts que passam a imagem de uma menina comum, que posta fotos sem maquiagem, fazendo caretas, em situações banais da vida. Não tem a imagem de uma celebridade perfeita, mas sim sincera e divertida. Quando soube que havia se tornado a adolescente mais popular, por exemplo, ela comemorou postando stories de um almoço normal com seus pais.

"Sendo bem sincera, se a fama não subiu à minha cabeça [antes], não é agora que vai subir. Tenho a mesma cabeça de desde quando eu era pequena. A única coisa que eu queria falar é que vou continuar dando voz para as coisas em que acredito. Sei que a gente está em uma situação difícil, principalmente para as mulheres, esses escândalos sexuais sendo revelados, entre outras coisas acontecendo no mundo", ela declarou, na ocasião.

"Mas eu espero realmente que eu consiga ser um ponto que vá levar paz e prosperidade para a vida das pessoas ou, pelo menos, arrancar um sorriso. Mulheres, estamos no poder!", concluiu. O feminismo, aliás, é um dos assuntos frequentes de Maisa nas redes sociais.

Várias vezes ela "quebrou a internet" e viralizou com comentários contra o machismo e em defesa de direitos iguais e liberdade às mulheres. Para boa parte do público, é inesperado ver uma jovem atriz falar abertamente sobre menstruação, assédio sexual, violência doméstica e ditadura da beleza, por exemplo. Mas Maisa consegue entrar nesses temas com naturalidade, o que certamente conta pontos para que ela esteja sempre nas listas de maiores influenciadores do Brasil.

reprodução/Instagram

Maisa Silva publica frequentemente fotos sem maquiagem e mostrando seu cabelo ao natural


Desafios da vida adulta

Com toda essa projeção online e na TV, voz ativa e identificação com público jovem, prestígio dos adultos, altos ganhos com publicidade e credibilidade na mídia como um todo, é possível considerar que Maisa é hoje a jovem mais querida do Brasil.

Mas, daqui para a frente, ela terá de encarar desafios e cobranças de adulto. Será preciso que, mais do que antes, se mantenha sempre atenta e se reinventando, uma vez que seu público também mudará e crescerá. A transição de conteúdo infantil/juvenil para adulto foi complicada no passado para apresentadoras como Xuxa, Angélica e Eliana, por exemplo.

Por lidar e trabalhar diretamente com sua imagem, é possível que a partir de agora Maisa também seja menos "protegida" pela mídia e pelos seguidores, questionada sobre possíveis temas polêmicos, relacionados ao trabalho e à vida pessoal. Ela já é uma jovem bem articulada, mas a evolução no jogo de cintura por ser uma pessoa pública terá de continuar.

Além disso, o Programa da Maisa já não mantém a audiência da época da estreia. Mudanças podem acontecer, e muitos fãs já imaginam um futuro para ela na Globo. Resta saber se a jovem terá oportunidade e coragem para dar um passo como este.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.