Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RECUPERADA

Pânico, isolamento e conscientização: Claudia Raia conta experiência com Covid-19

Divulgação/TV Globo

A atriz Claudia Raia durante participação no programa Altas Horas, da Globo

Claudia Raia pegou coronavírus (Covid-19), mas já se recuperou; ela contou sobre como passou pela doença

FERNANDA LOPES

Publicado em 22/5/2020 - 5h18

A atriz Claudia Raia revelou na terça (19) que ela, seus dois filhos e seu marido foram contaminados pelo novo coronavírus (Covid-19), mas cada um deles teve experiências diferentes com a doença. A atriz, que já estava em isolamento social em seu apartamento quando notou os sintomas, confessou que sentiu um pouco de pânico, mas achou importante contar o que passou para conscientizar as pessoas.

Claudia está em São Paulo com Jarbas Homem de Mello, Sophia e Enzo Celulari. Ela afirmou que desde o início da pandemia tomou todos os cuidados, mas ainda assim acredita que foi contaminada ao descer de elevador para buscar comida por delivery.

"Não foi um drama. Foi calmo [em referência à situação como um todo]. Na hora em que desço de elevador pra pegar uma comida, eu me infecto no botão do elevador, mesmo com máscara e muito álcool gel", ela relatou em entrevista coletiva online para divulgar a estreia da novela A Favorita (2008) no Globoplay.

Claudia e o marido tiveram sintomas. Ela sentiu dor de cabeça, dor nos músculos e perda de olfato, enquanto Jarbas Homem de Mello ficou pior, com febre. "Pra mim foi mais brando, pro Jarbas um pouco menos, mas ainda brando. Foram cinco dias de sintomas no meu caso, dez dias no do Jarbas", disse ela.

Mesmo sabendo que os casos deles eram leves, comparados aos de muitas pessoas que precisam de respiradores e tratamento intensivo, Claudia sentiu a angústia de não ter informações consolidadas sobre a evolução da Covid-19.

"Dá um pânico, você não sabe nada da doença. Cada hora é uma coisa, os médicos também ainda estão acompanhando. Não é uma gripezinha, é uma coisa seríssima, e que a gente já sabe como tem que fazer. Eu continuo de máscara. Porque dizem que você fica imune, não se sabe até quando também, porém você pode tocar em alguma coisa e infectar alguém", ressalta a atriz.

Claudia e o marido já estão há 30 dias recuperados da doença, com exames negativos. Os filhos dela, no entanto, testaram negativo desde o início. Ela acredita que eles tenham contraído o vírus mas ficado assintomáticos, pois existiu um contato, dentro da mesma casa.

A atriz decidiu revelar que havia sido acometida pela doença para conscientizar as pessoas. Ela ficou indignada ao ver gente fazendo churrasco, saindo na rua e minimizando os efeitos da pandemia, como se não fosse um problema tão sério.

"Eu acho que o ator, o artista, tem um pouco essa função [de conscientizar]. Costumo brincar que artistas são médicos da alma. A gente tá aqui para alegrar, emocionar, ajudar, dar a mão. Somos formadores de opinião, temos credibilidade. Acho que temos um papel fundamental, principalmente nesse momento", disse.

"Eu não quis dizer antes porque estava tentando entender o que a gente estava passando, tem que ter um discurso bacana pra poder ajudar as pessoas. A gente tem que alertar pra que fiquem em casa. Tem uma facção no Brasil que não acredita nisso, e me dá um desespero. Os países que não acreditaram foram pro fundo do poço... Se é que dá pra ir mais baixo do que a gente já está", lamentou ela.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.