Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HOMENAGEM

Hugh Jackman lamenta morte de Isaac Bardavid, dublador do Wolverine

REPRODUÇÃO/SBT

O dublador Isaac Bardavid é abraçado por Hugh Jackman no programa The Noite, do SBT

Isaac Bardavid e Hugh Jackman se abraçam no The Noite, do SBT; ator lamentou morte do dublador

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 2/2/2022 - 13h40

Intérprete de Wolverine em diversos filmes da franquia X-Men , Hugh Jackman lamentou a morte de Isaac Bardavid (1931-2022), dublador brasileiro do personagem. O veterano de 90 anos morreu na terça-feira (1º), e o astro de Hollywood prestou sua homenagem nesta quarta-feira (2) nas redes sociais. 

Em seu perfil no Twitter, Jackman compartilhou um vídeo gravado nos bastidores do The Noite (SBT), em que conheceu Bardavid. Nas imagens, os dois aparecem abraçados e falando a mesma frase (em inglês e português): "Não seja aquilo que te fizeram". "Tão bom!", comenta o australiano. 

"Issac Bardavid. Que lenda! Que vida e legado! Que voz! Descanse em paz, meu amigo!", homenageou o ator na legenda.

Dublador de Freddy Krueger e Wolverine no Brasil, Isaac Bardavid morreu em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. O ator estava internado desde  26 de janeiro em razão de um enfisema pulmonar. A informação foi divulgada pela família. 

"O quadro hospitalar do Isaac estava ok, controlado, mas o pulmão resolveu parar de oxigenar o corpo, mesmo entubado, mesmo recebendo oxigênio pela máquina, os alvéolos não davam conta de transmitir o oxigênio recebido para o sangue", descreve a mensagem publicada no perfil oficial do artista no Instagram. 

Confira a publicação de Hugh Jackman sobre Isaac Bardavid: 

Encontro de Wolverines

Isaac Bardavid e Hugh Jackman se conheceram durante a participação do ator em um programa do The Noite. Gravada e exibido em 2017, a conversa marcou o encontro histórico de dois responsáveis por darem vida ao personagem Wolverine no Brasil.

Na ocasião, Jackman veio ao país para divulgar Logan (2017), último filme no qual interpretou o mutante da Marvel antes de se aposentar do papel após 17 anos. De surpresa, o titular da atração, Danilo Gentili, orquestrou o encontro com Bardavid, cuja carreira foi marcada por dublar Wolverine durante mais de duas décadas.

Antes dos dois se conhecerem, Gentili tinha exibido um vídeo do dublador anunciado a sua despedida de Wolverine após o fim dos trabalhos de voz em Logan. Na imagem, Bardavid aparece segurando um boneco de Jackman caracterizado como o personagem.

Hoje eu acabei de gravar o último filme do Wolverine, Logan. Isso me entristeceu um pouco porque, na verdade, eu dublo o Wolverine há 23 anos. O primeiro filme do Wolverine, um desenho, apareceu em 1994. De lá para cá, eu tenho interpretado o personagem em todos filmes e desenhos. O que significa que Wolverine infelizmente envelheceu, e eu envelheci com ele. Um pouco triste, mas muito feliz. Hoje termina essa saga entre eu e Wolverine.

Jackman ficou visivelmente emocionado, lamentou não poder ter conhecido o dublador e pediu para enviar uma mensagem no programa. Gentili, no entanto, disse que o ator deveria fazê-lo ao vivo e chamou Bardavid para se juntar ao palco com o astro.

Lado a lado com o Wolverine da vida real, o dublador brincou com a situação de sua despedida do personagem: "Eu me despedi do Wolverine, e algumas pessoas acharam que eu ia morrer ou que eu não queria mais dublá-lo. É porque você está se despedindo do personagem. Foi por isso que eu disse que não iria mais dublar o Wolverine". 

Em um dos momentos mais emocionantes do encontro, Bardavid agradeceu a oportunidade de dar voz ao personagem durante tantos anos e deixou uma mensagem de gratidão ao astro.

"Você me ajudou a sustentar e a sobreviver na minha profissão durante 17 anos. Você me ajudou a sobreviver na minha profissão dublando a sua voz. É uma pena", confessou o veterano.

"Isso me comove. É um prazer conhecê-lo. As pessoas falam 'obrigado', mas não têm ideia de quantas pessoas são necessárias para criar um filme. Eu sei que temos muitos fãs no Brasil, e o senhor é parte desse amor que eles sentem pelo Wolverine tanto quanto eu", encerrou o astro hollywoodiano.

TUDO SOBRE

Hugh Jackman


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.