FIM DO CONTRATO
JOÃO MIGUEL JÚNIOR, ZÉ PAULO CARDEAL E REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Andre Marques, Ana Furtado e Walter Casagrande estão na lista dos que deixaram a emissora
Publicado em 4/10/2022 - 6h20
O fim dos contratos longos e dos altos salários tem movimentado os bastidores da Globo nos últimos três anos. Nomes que antes eram considerados intocáveis --como Antonio Fagundes e Renato Aragão-- passaram a ter vínculo por obra. Neste ano, houve uma nova leva de profissionais que deixaram o elenco fixo da emissora, como Walter Casagrande, Andre Marques e Ana Furtado.
Pelo menos dez nomes entraram na lista de famosos que não fazem mais parte do quadro de funcionários. E o grupo tende a crescer, já que Galvão Bueno, por exemplo, já está com sua despedida marcada para o fim da Copa do Mundo do Catar.
Alguns atores, como Maria Clara Gueiros, deixaram a TV aberta e conseguiram contratos no streaming. Outros artistas, como Juliana Paes e Alice Wegmann, deixaram de ter contrato fixo com a emissora carioca, mas ainda mantêm a possibilidade de realizar trabalhos em novelas diferentes. Agora, ambas receberão por obra.
Em julho, o comentarista esportivo e ex-jogador de futebol Walter Casagrande anunciou que estava deixando a Globo após um "casamento" de mais de 25 anos anos com a emissora. A demissão aconteceu, segundo o ex-atleta, porque ambas as parte não estavam mais satisfeitas com o trabalho.
"Foi um alívio para os dois lados porque eu tenho certeza que eles não estavam mais gostando do meu modo, do meu perfil, assim como eu não estava gostando das mudanças que aconteceram lá. Estávamos empurrando com a barriga, e ninguém satisfeito, ninguém feliz", disse Casagrande em conversa com o Domingo Espetacular.
Já o ex-apresentador do Vídeo Show passou por um período de duras críticas ao assumir o No Limite 5, que contou com ex-BBBs no elenco. Andre Marques foi substituído por Fernando Fernandes na temporada seguinte e também deixou o The Voice. Ele trabalhou durante 27 anos na casa.
"Vivi uma linda relação com a Globo. Sou só gratidão. E depois desses quase 30 anos de um casamento feliz, fiel e cheio de amor, conversamos bastante e, em comum acordo, decidimos nos separar no papel", contou nas redes sociais em maio.
Quem também deixou a emissora meses depois foi a atriz Isis Valverde. A artista publicou uma carta aberta no Instagram após a saída oficial da Globo e explicou que o fim do vínculo de 17 anos não significa que não haverão, no futuro, outras parcerias com a casa.
"Anos de aperfeiçoamento e amadurecimento da minha arte, que ainda tem um longo caminho a percorrer. Hoje só tenho palavras para agradecer! Mas esse texto não é um adeus e sim um até breve. As portas sempre estarão abertas para novas histórias. Esse foi apenas um capítulo da nossa jornada. Que venham os próximos", escreveu Isis.
Um mês antes de Isis, também em julho, foi a vez de Ana Furtado dizer adeus à emissora. A apresentadora permaneceu na casa durante 26 anos e saiu após passar o bastão do programa É de Casa. No texto de despedida, a também atriz lembrou que estreou na Globo como bailarina na abertura de Explode Coração e, coincidentemente, fechou o ciclo participando do Dança dos Famosos, no Domingão com Huck.
"Escolhi passar por tudo isso e fechar esse ciclo para me despedir. Saio com a certeza de que sempre me doei por inteiro, com dedicação e alegria em tudo que fiz aqui, seja como atriz ou apresentadora. O mais lindo? O carinho e amor que recebo de vocês me mostra que tudo marcou não apenas a minha vida, mas a vida de muita gente", disse a artista.
O ator estreou na emissora em Fina Estampa (2011), seguindo na sequência para Malhação (2012). Rodrigo ficou dez anos na emissora e reforçou, na despedida anunciada nas redes sociais em maio, que a saída da casa não era definitiva.
"Isso não é um adeus, mas sim um até logo. Muito feliz e realizado de poder voar e desejar outros caminhos. Momento que me encontro buscando entender que tipo de artista quero ser."
A atriz que ficou conhecida no Zorra Total (1999-2015) já havia deixado a Globo em fevereiro. Na época, Maria Clara Gueiros ainda não havia anunciado a decisão nas redes sociais, mas a artista estava indo para HBO Max.
No serviço de streaming, Maria Clara faz parte do elenco da série No Mundo de Luna, trama inspirada no livro homônimo de Carina Rissi. A atriz ficou na Globo durante 21 anos. Ela confirmou a saída da emissora em março e, na época, se disse "muito feliz" com a decisão.
O diretor Rogério Gomes, o Papinha, deixou a Globo em março, quando terminou de rodar a primeira fase de Pantanal. O restante da novela foi passado para Gustavo Fernandez, que seguiu dirigindo toda a trama.
Papinha ficou 42 anos na emissora. Após o anúncio de saída, disse que vai se dedicar a projetos pessoais e tirar um período sabático. "Entrei carregando fita e saio com o nosso Emmy [pela novela Império, de 2014]! É um ciclo que se fecha para que novos caminhos se abram. Só tenho amor e gratidão!", disse.
Juliana Paes, Fabiana Karla e Alice Wegmann também deixaram de ter contrato fixo com a Globo em 2022. A protagonista de A Dona do Pedaço (2019) afirmou que a mudança foi fruto de um acordo. Ao todo, a atriz se manteve durante 21 anos na casa como contratada.
"Tornou-se plena a maioridade do tempo que passei nesta casa tão maternal, o que a Globo sempre foi pra mim. Sigo de uma nova maneira, não mais com contratos fixos, mas por obra. Minha decisão vem sendo conversada há um tempo e foi aceita com muito respeito e carinho pela direção", disse.
Já Alice foi mais discreta ao explicar a mudança, que anunciou em abril. "Cabem muitas vidas em 11 anos de TV Globo. Esse não é um post de despedida, é um post pra dizer que transformamos nossa relação", explicou a artista, que está confirmada na série Segundas Intenções, da HBO Max.
Fabiana Karla também classificou o fim do contrato fixo como uma nova forma de manter a relação com a emissora. Ela também comparou vínculo de 19 anos com um casamento.
"Foi uma decisão difícil, mas nosso casamento continua, só que de outra forma, em casas separadas. Estou ansiosa para os próximos passos e projetos! Meu coração ainda faz 'plim plim'", disse a atriz.
Galvão Bueno ainda não deixou a Globo mas sua despedida está marcada para depois da Copa, marcada para terminar em 18 de dezembro. O narrador lançou um podcast com a produtora HUB Mídia e ainda prepara um novo projeto com a empresa de conteúdo digital Play9. A expectativa é que ele se aprofunde no mercado da internet daqui para a frente. Ao todo, Galvão ficou 41 anos na emissora.
"A Globo é minha casa, eu me sinto como se fosse da família e está tudo certo. Agora como eu vou me comportar e o que eu vou sentir quando fechar o microfone depois da final no dia 18, só lá. Muito provavelmente vou chorar", disse Galvão em entrevista ao UOL Esporte.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.