Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVA CHANCE

Além de Faustão: Cinco famosos que precisaram de transplante para sobreviver

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Foto de Fausto Silva

Fausto Silva está internado desde 5 de agosto com problemas de insuficiência cardíaca

GABRIELA RODRIGUES

gaby@noticiasdatv.com

Publicado em 27/8/2023 - 8h30

Fausto Silva precisa de um transplante de coração após ser diagnosticado com insuficiência cardíaca. O apresentador de 73 anos aguarda na fila por um doador para ser submetido à cirurgia. Assim como ele, outros famosos já enfrentaram a mesma situação para superar problemas de saúde.

A atriz Drica Moraes, por exemplo, lutou para encontrar um doador de medula óssea para vencer uma leucemia mieloide aguda. Já Thaila Ayala, recentemente, compartilhou seu drama para encontrar um coração novo para sua filha, Tereza, de apenas dois meses. Confira a lista completa:

Duda Ribeiro

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Foto do ator Duda Ribeiro

O ator Duda Ribeiro em Caminho das Índias (2009)

Duda Ribeiro foi diagnosticado com câncer no fígado em 2010. No ano seguinte, após aguardar alguns meses na fila de espera, ele passou pelo transplante. Em 2016, no entanto, o tumor voltou a se desenvolver, causando a morte do artista de 54 anos.

Na TV, Ribeiro ganhou destaque por seus trabalhos nas novelas da Globo, como Caminho das Índias (2010) e Salve Jorge (2012). Ele também esteve no elenco do humorístico Tapas e Beijos (2011-2015).

Drica Moraes

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Foto da atriz Drica Moraes

Drica Moraes como Núbia em Travessia (2022)

O ano de 2010 foi desafiador para a atriz Drica Moraes. Ela descobriu que tinha leucemia mieloide aguda. Para tratar a doença, a artista precisou encarar sessões de quimioterapia e também passou por um transplante de medula. Na época, ela enfrentou dificuldades para encontrar um doador, já que nem mesmo seus parentes eram compatíveis.

Em junho do mesmo ano, ela finalmente passou pelo transplante após achar um doador. Em junho de 2020, Drica prestou uma homenagem a Adilson, o homem que salvou sua vida.

"Há exatos 10 anos este homem me salvou a vida. Em 23 de junho de 2010 eu estava na corda bamba e, graças à sua doação de medula, estou aqui hoje. Obrigada, Adilson! Nós nos conhecemos somente cinco anos após o procedimento. Não sabíamos quem éramos antes deste encontro. Estou toda arrepiada", escreveu ela.

Norton Nascimento

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Foto de Norton Nascimento

Norton Nascimento em Chiquinha Gonzaga (1999)

Conhecido por seus papéis em novelas da Globo, Norton Nascimento também lutou para sobreviver. Em 2003, ele recebeu um coração transplantado para a correção de um aneurisma da aorta. Após encarar a cirurgia, ele passou a fazer campanha a favor da doação de órgãos.

Em entrevista ao Fantástico, em 2004, Nascimento agradeceu à família de Ricardo Oliveira, seu doador. "Vocês são pessoas muito especiais, não porque o coração está pulsando aqui dentro nem porque estou vivo, mas pela consciência que vocês têm."

O artista morreu aos 45 anos, em 2007, devido à falência cardíaca por quadro infeccioso pulmonar.

Paulinho, do Roupa Nova

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Paulinho do Roupa Nova ao lado da mulher

Elaine Soares ao lado do marido, Paulinho

Paulo César Santos, o Paulinho, vocalista do Roupa Nova, morreu em dezembro de 2020 vítima de Covid-19. Ele tinha sido internado em 3 de novembro, quando ainda se recuperava de um transplante de medula óssea autólogo --no qual as próprias células-tronco do paciente são usadas-- para tratar um linfoma. 

O músico deu boa resposta ao tratamento, recebeu alta no fim de setembro e foi terminar sua recuperação em casa, no Rio de Janeiro. No entanto, foi diagnosticado com coronavírus e teve de ser internado em decorrência das complicações da doença em seu organismo.

Tereza, filha de Thaila Ayala

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Thaila Ayala em foto com a filha

Thaila Ayala e a filha, Tereza

Com apenas dois meses de vida, Tereza, filha dos atores Thaila Ayala e Renato Góes, precisou receber um coração transplantado. A artista descobriu que a menina tinha uma cardiopatia quando ainda estava grávida. 

"O médico achou um CIV [Comunicação Intraventricular]", contou a atriz em entrevista ao Fantástico, da Globo. Com uma abertura entre os dois lados do coração, Tereza não conseguia ganhar peso durante a gravidez, apesar dos esforços da mãe.

Após o nascimento, Renato Góes questionou o médico sobre a cirurgia que a filha precisaria fazer. "Esperei a Thaila ir ao banheiro e perguntei como seria a cirurgia. O médico me falou que seria uma cirurgia pesada. Eu nunca vou esquecer a cena, ele falou: 'É abrindo [o peito]'", afirmou o ator, fazendo o gesto com as mãos.

Apesar do momento delicado, o procedimento foi um sucesso e, por meio de uma publicação no Instagram, Góes comemorou: "Tereza e seus heróis. Minha filha tem um novo coração. Gratidão eterna. Tetê renasceu", escreveu ele em 6 de julho deste ano.

TUDO SOBRE

Faustão

Saúde


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.