Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TEMAS MARCANTES

BBB21 é associado a racismo, xenofobia e abuso psicológico, aponta estudo

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Fiuk, Camilla de Lucas e Juliette Freire de mãos dadas na área externa do BBB21

Fiuk, Camilla de Lucas e Juliette Freire de mãos dadas; BBB21 marcou os telespectadores por suas polêmicas

Não é somente de Juliette Freire e Gilberto Nogueira que o público se lembra quando o assunto é BBB21. Um estudo desenvolvido pelo Instituto Ipsos apontou que uma parcela da audiência associa a atual temporada a temas nada prestigiosos, como racismo, xenofobia, abuso psicológico e homofobia.

O Notícias da TV obteve o relatório dessa pesquisa, feita com 146 pessoas que assistem ao reality show. Quando elas foram questionadas sobre os assuntos que as faziam se lembrar do programa da Globo, somente um tema, em uma lista de dez apontamentos, trazia uma informação positiva.

"Racismo" foi o assunto mais citado pela base entrevistada, seguido por "cancelamento" e "LGBTfobia".

O único assunto brando apontado no estudo é "memes", que aparece em sexto lugar, antecedido por "machismo" (quarto item mais citado) e "abuso psicológico" (quinto). Completam a lista, em ordem de citações, os termos "xenofobia", "pandemia de Covid-19", "política" e "colorismo".

Isso a Globo não mostra

O estudo desenvolvido pela Ipsos também investigou como os telespectadores acompanharam o BBB21. Somente 21% dos entrevistados disseram que se limitavam ao conteúdo exibido pela TV, enquanto 14% usou unicamente as redes sociais para se informar sobre os acontecimentos dentro da casa mais vigiada do país.

A grande maioria (54%) optou por seguir o reality tanto na TV quanto pelas redes sociais. Entre os motivos apontados para recorrer a ambientes como o Twitter, por exemplo, está ver o que a Globo não mostrou aos telespectadores.

"Acho que nas redes [sociais] eu consigo ver mais o que acontece [no reality], na TV eles mostram o que querem", disse uma das entrevistadas. "Pelas redes sociais, me interesso por postagens que mencionam acontecimentos no programa que eu ainda não assisti, ou que mostram recortes mais completos da ocasião, diferentes do que mostra na edição televisionada do dia", respondeu outra participante do estudo.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários sobre BBB21


Saiba tudo que está rolando no BBB21 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#37 - Retrospectiva BBB21: Os melhores e piores da temporada!" no Spreaker.


Quem ganha o BBB21?

Camilla de Lucas, Fiuk e Juliette Freire estão na final, que acontece na noite de terça-feira (4). Participe da enquete do Notícias da TV e escolha quem vai ganhar o BBB21 e o prêmio de R$ 1,5 milhão. O resultado não tem valor científico nem influência na votação do site oficial do Big Brother Brasil 21.

Enquete

Quem vai ganhar o BBB21 no dia 4?

Camilla de Lucas
5.99%
Fiuk
20.47%
Juliette Freire
73.54%


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.