Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PERSEGUIÇÃO DO PAI

Negar a negritude de Gilberto, do BBB21, pode revirar drama de infância; entenda

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Gilberto Nogueira na casa do BBB21

Gilberto Nogueira na casa do BBB21; economista sofreu violência na infância e racismo no reality

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 16/2/2021 - 6h50

Gilberto Nogueira teve sua negritude autodeclarada questionada diversas vezes na casa do Big Brother Brasil 21. Projota e Nego Di vez ou outra retomam o assunto, sempre em tom de deboche. Além de não terem o direito de invalidar a declaração racial alheia, o cantor e o humorista podem tocar --mesmo sem saber-- em uma ferida dolorida da infância do economista.

O comediante, que é negro, reproduziu uma declaração altamente racista em tom de deboche: "Ele é sujinho. Se esfregar bem...", falou, duvidando da etnia do colega.

O economista já passou por situação semelhante dentro da própria família ao ter a paternidade colocada em dúvida por causa do tom de sua pele. "O pai achava que Gilberto não era filho dele pelo fato de ter nascido mais claro. Com isso, ele também apanhava e sofria perseguição", revelou Jacira Santana, mãe do economista, em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

A questão racial na vida do participante do reality só agravou sua situação de vulnerabilidade, já que o pai é viciado em drogas e fez da mulher e dos filhos vítimas de violência doméstica.

"Precisei fugir para São Paulo por um tempo para escapar. Nesta época, o Gilberto tinha quatro anos e ficou morando com a minha sogra", contou Jacira, que voltou para buscar o filho assim que soube que ele ainda sofria maus-tratos.

"O pai continuou a nos perseguir. Uma vez ele chegou a atirar uma bomba na cozinha da casa em que estávamos vivendo. Foram tempos de muito sofrimento, e o Gilberto guarda muitas mágoas e traumas de tudo isso até hoje. Depois de um tempo, consegui me separar de vez e criei os meus três filhos sozinha", contou a mãe do economista.

Gilberto, até o momento, não soube dos comentários infelizes feitos pelos colegas, mas Jacira está de olho em tudo e usou suas redes sociais para  manifestar repúdio. Confira:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.