Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESABAFO

Danni Suzuki expõe bastidores de Sol Nascente e troca por Giovanna Antonelli

ZÉ PAULO CARDEAL/CESAR ALVES/TV GLOBO

Montagem de fotos com Danni Suzuki e Giovanna Antonelli em novelas da Globo

Danni Suzuki foi trocada por Giovanna Antonelli em Sol Nascente, novela com família de orientais

REDAÇÃO

Publicado em 30/8/2020 - 19h10

Quatro anos após Sol Nascente (2016), Danni Suzuki expôs os bastidores da trama da Globo e a troca por Giovanna Antonelli no papel da protagonista Alice Tanaka. "Saí dessa novela sem justificativa", disse a atriz de 42 anos, que foi considerada velha para o papel, escrito por Walther Negrão baseado em sua história de vida. Na época, a produção foi criticada por ter poucos atores asiáticos.

Em entrevista para a atriz Bruna Aiiso, que recentemente atuou como Toshi em Bom Sucesso (2019), Danni deu detalhes sobre a entrada de Giovanna na trama. O bate-papo aconteceu em 16 de junho, mas o trecho sobre a troca de atrizes viralizou neste domingo (30) nas redes sociais.

"Sol Nascente era uma novela que eu era a protagonista, e acabei saindo. Foi uma das razões quem me fez decidir seguir por um outro caminho e expandir a minha carreira fora [no exterior], porque eu entendi que a mentalidade ainda estava muito distante da forma como eu via o mundo. Da forma como eu via toda a expressão de arte na atuação, muito diferente da casa onde eu estava", iniciou a atriz oriental, que em 2017 se mudou para os Estados Unidos.

"Eu ia ficar muito presa numa mentalidade, que estava muito distante, muito mentirosa da realidade. Eu queria partir para obras mais reais, que me representassem mais, que representassem mais como eu sou e a forma como eu via o mundo", continuou.

Depois de atuar em folhetins como Uga Uga (2000), Ban Bang (2005), Pé na Jaca (2006), Viver a Vida (2009), Danni teria sua chance de ser a protagonista de uma novela das seis, que seria Sol Nascente. No entanto, ela conta que foi retirada do elenco em uma substituição mal explicada pela direção.

"Na época, me falaram, primeiramente, que eu não ia ser a protagonista porque eles queriam uma menina mais jovem. Falei: 'Tudo bem. Não tem problema nenhum'. Até porque essa novela tinha sido escrita pelo Walther Negrão para mim. Ele me chamou para conversar, falou que há três ou quatro anos queria escrever uma novela para mim", relembrou.

"Ele tinha pesquisado a minha vida. Então, fez a história com japoneses com italianos, porque é a minha história. Ela era designer, porque eu fiz desenho industrial. Ela surfava porque eu surfava. Enfim, ele foi todo construído em cima da minha vida real", entregou Danni.

"Quando eu saí desse papel, falei: 'Tudo bem. Se para vocês não está cabendo a minha idade, se estou velha para o papel. Tudo bem. Eu estou fazendo a novela pelo carinho ao Walther Negrão, que escreveu a minha história. Está tudo certo'. Dali umas duas semanas, fiquei sabendo que a Giovanna entrou para o papel, e eu virei a prima dela", detalhou.

Troca-troca sem fim

De acordo com a artista, foi preciso fazer modificações na criação de Negrão. "Eles reescreveram a história como se ela [Alice Tanaka] fosse adotada, o roteiro e o personagem foram divididos por dois. Então, algumas das habilidades uma tinha e a outra tinha", disse.

Porém, tudo foi alterado novamente sem uma explicação plausível e quem deu a notícia para Danni foi Leonardo Nogueira, marido de Giovanna e diretor artístico da produção. "Depois de mais uma leitura, o diretor Leonardo me chamou de novo dizendo que eu estava velha para ser a prima da Giovanna. Falei: 'Mas estou velha de novo?'. Ele: 'Desculpa, foi um erro de escalação'", desabafou.

"Enfim, eu não ia discutir e ele falou que estavam escrevendo um terceiro personagem. Falei: 'Ah, não, deixa. Quer saber? Não quero fazer a novela. Deixa pra lá. Não tem espaço para mim na novela. Está tudo certo'. Assim eu saí, saí dali e saí da casa também", contou.

Sem a inspiração inicial do autor, a família japonesa de Sol Nascente foi representada por Luis Melo (Tanaka), Miwa Yanagizawa (Mieko), Carol Nakamura (Hirô), Jacqueline Sato (Yumi) e Giovanna (Alice). A protagonista foi considerada a pior personagem da vida de Antonelli.

Fora da Globo, Danni optou por transformar a experiência negativa em algo positivo para sua vida e carreira. "Tomei uma decisão de buscar um outro caminho. Mas não num papel ou situação de vitimada ou de 'olha que preconceito com oriental' ou 'como eles fazem uma novela de oriental sem oriental?'", considerou.

"Tem vários atores, podia ter construído um elenco gigante. Mas foi uma escolha. E a escolha deles não foi compatível com as minhas escolhas. Eu usei aquela situação para me impulsionar para uma coisa melhor e, para mim, foi um presente porque uma porta internacional se abriu para mim", analisou.

Recentemente, a atriz voltou a atuar na pele da tenente Luciana na série Arcanjo Renegado, do Globoplay, com direção de Heitor Dhalia e André Godoi.

Veja desabafo de Danni Suzuki sobre Sol Nascente:

Confira a entrevista de Danni Suzuki para Bruna Aiiso na íntegra:

Ver essa foto no Instagram

#LiveBrasileirosComBrunaAiiso

Uma publicação compartilhada por BRUNA AIISO 💛✊ (@brunaaiiso) em

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.