Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SHOW DE HORRORES

A Fazenda 14: Falta de regras, violência e crise acabam com reputação do reality

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Deolane Bezerra em live no YouTube

Deolane Bezerra desistiu de A Fazenda 14 e abriu uma live para criticar o reality da Record

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 9/12/2022 - 6h35

Conhecida pelos barracos, A Fazenda encerra a 14ª temporada semana que vem. Apesar de ter cumprido seu papel de entreter, a reta final foi um caos e deixou dúvidas sobre o futuro do programa. A Record confiou muito no elenco e se esqueceu de colocar ordem. Sem limites, os peões fizeram picadinho da direção, da apresentadora Adriane Galisteu, e da própria emissora. Ninguém se salvou.

O programa começou com uma bola fora logo na pré-estreia. Em uma entrevista coletiva ao vivo, o jornalista Leo Dias afirmou que o marido de Deborah Albuquerque havia alfinetado Deolane Bezerra nas redes sociais e acabou por instaurar uma rivalidade entre as duas.

Os desdobramentos da informação levada de fora para dentro do confinamento foram ruins, e a casa se dividiu entre apoiadores da advogada e da ex-Power Couple em uma verdadeira guerra.

Durante o período de convivência, as brigas entre os peões tiveram de tudo: arremesso de cabide, xingamentos pesados envolvendo familiares e até ataque com cocô de cavalo contra um rival. A coisa pesou em diversos momentos, e a direção teve que criar um protocolo "antibaixaria", que envolvia a presença de seguranças treinados, encaminhamento para psicólogo e expulsão.

Havia punições em casos de descumprimento das regras, os peões chegaram a ficar sem gás, sem usar as áreas de lazer e até sem sal para temperar a comida, mas nada disso foi suficiente para inibir a agressividade. Os participantes reagiram de forma explosiva na hora da raiva, e os acessos tinham cuspes, chutes e murros em objetos, e até ameaças de agressão.

As expulsões de Shayan Haghbin e Tiago Ramos na metade do programa foram uma tentativa de assustar o elenco e acalmar os ânimos. Ao trocarem empurrões e xingamentos, eles colocaram em risco a integridade física um do outro. A ação da emissora foi certeira, e o público agradeceu por finalmente uma punição severa ser aplicada.

Credibilidade em xeque

Entre as conversas exibidas no PlayPlus, era comum alguém dizer que obteve informações externas e expor regalias que teve --o corte repentino nas falas dos peões nas transmissões ao vivo aumentou a suspeita de que os comentários poderiam ser verdadeiros, mas nada se comprovou. As inúmeras falhas no streaming mais pareceram censura, e o público ficou com a impressão de que perdeu muito do que foi dito no confinamento.

O uso de carros de som e fogos de artifício nos arredores da sede do reality mostrou vulnerabilidade da Record diante de manifestações mais extremas de torcidas e familiares. O estopim dessas intervenções foi a desistência de Deolane, que saiu após suas irmãs passarem a madrugada com fãs em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, para resgatar a participante.

Mesmo cumprindo o desejo da advogada, a Record não escapou da exposição. Em uma live nesta semana, Deolane deu detalhes de sua saída e fez graves acusações, que envolviam tortura psicológica, manipulação e falta de credibilidade. A influenciadora acusou a emissora de não cumprir as cláusulas do contrato firmado para sua participação no programa.

"Eu estou sendo ridicularizada, e minha imagem, banalizada nos posts de A Fazenda. Temos essa imagem [na qual ela aparece com o rosto envelhecido] que está no Instagram de A Fazenda. Após a minha desistência, eles continuam usando a minha imagem. [...] A Fazenda é a maior mentira da televisão", declarou ela.

O Notícias da TV procurou a Record ao longo da semana por e-mail, mensagens de texto e telefone, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:

TUDO SOBRE

A Fazenda 14

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.