Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BARRACO COM MODERAÇÃO

Com medo de perder anunciantes, Record cria protocolo antibaixaria em A Fazenda

REPRODUÇÃO/RECORD

Tiago Ramos e Shayan Haghbin durante votação em A Fazenda 2022

Tiago Ramos e Shayan Haghbin em A Fazenda 2022: Record colocou novo protocolo em prática

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 22/9/2022 - 7h00

A intervenção rápida da produção de A Fazenda 14 em uma briga entre Tiago Ramos e Shayan Haghbin, na noite da última terça (20), faz parte de uma nova ordem da Record. Antes da estreia do reality, a emissora criou uma espécie de protocolo antibaixaria por medo de que as brigas acabassem em agressões graves e até prejudicassem a imagem do programa junto ao mercado publicitário.

As novas regras foram criadas após a direção da emissora de Edir Macedo ter perdido o controle sob os participantes do Power Couple Brasil 6, exibido no primeiro semestre. Durante uma briga entre Hadson Nery e Matheus Sampaio, por exemplo, seguranças entraram na casa e ficaram de prontidão para evitar uma pancadaria generalizada.

Após o momento caótico, a Record reforçou o protocolo aplicado quando estoura um barraco no confinamento. A ideia é expulsar participantes somente em casos gravíssimos, pois tirar alguém de um reality é traumático para a empresa e para seus parceiros.

O Notícias da TV teve acesso a parte dessas diretrizes. A primeira medida a ser tomada em caso de confusão já pôde ser percebida pelos assinantes do PlayPlus: a produção dá um comando de voz firme para que os brigões se separem imediatamente e se acalmem. Caso o primeiro pedido seja ignorado, estão previstos outros dois.

Se a terceira ordem de "deixa disso" não surtir efeito, seguranças contratados pela emissora vão entrar na sede do reality show e agir prontamente para separar. O sinal 24 horas sairá do ar até os ânimos se acalmarem.

Se alguma pessoa continuar exaltada, ela é retirada rapidamente do convívio e encaminhada para uma conversa com produtores e diretores. Uma psicóloga também é colocada à disposição para ouvir o participante em casos mais graves.

Em caso de agressão, a punição segue sendo a expulsão imediata e o contrato rescindido. Além disso, o brigão perde o cachê de participação (aproximadamente R$ 80 mil) e qualquer outro prêmio que tenha ganhado durante as provas da atração, seja dinheiro ou não.

Record quase cancelou A Fazenda

O maior medo da Record é que A Fazenda volte a perder credibilidade junto ao mercado publicitário, como ocorreu em 2013 após a sexta temporada do programa. Naquele ano, as brigas e as baixarias de Andressa Urach e companhia alegraram o público, mas afastaram as empresas anunciantes. 

A perda de prestígio foi tão grande que, em 2015, a atração não foi produzida. Em 2016 e 2017, para tentar limpar a imagem da atração, o publicitário Roberto Justus foi escalado como apresentador. As coisas só melhoraram a partir de 2018, quando Marcos Mion assumiu o comando do programa.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.