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APRESENTADOR DIGITAL

Como Marcos Mion ajudou A Fazenda 12 a fechar patrocínio com o TikTok

REPRODUÇÃO/RECORD

Com um fundo preto, Marcos Mion aparece digitalizado em chamada de A Fazenda 12

Apresentador e influenciador digital, Marcos Mion conta com 2,1 milhões de seguidores apenas no TikTok

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 6/9/2020 - 7h15

Um ano após a temporada "mais conectada" de todas, com conteúdos no YouTube, streaming, site e diversas redes sociais, A Fazenda dá um passo adiante no quesito interatividade e terá como parceira um dos aplicativos que mais cresce em todo o mundo: o TikTok. A gigante chinesa comprou uma das quatro cotas de patrocínio da 12ª edição do programa da Record. E Marcos Mion teve participação importante nesse negócio.

Além de ter uma boa imagem junto ao mercado de anunciantes na TV, o apresentador de 41 anos conta com milhões de seguidores em todas as redes sociais, inclusive no TikTok, onde é acompanhado por 2,1 milhões de fãs e tem vídeos com mais de 11 milhões de visualizações.

Essa forte presença de Mion no online e o fato de ele se engajar com A Fazenda em todas as plataformas colaboraram no projeto da rede social para o reality da Record. No plano comercial, que é enviado para as agências publicitárias, a emissora descreve o apresentador como "despojado, irreverente e uma das personalidades mais influentes nas redes sociais".

A Record também faz um convite para as empresas: "Aproveite o engajamento de Marcos Mion nesse reality que dá o que falar para aproximar a sua marca de todo o Brasil!". O TikTok abraçou a oportunidade.

Durante a coletiva de lançamento de A Fazenda 12, Mion disse que está em contato com os responsáveis pela plataforma para criar conteúdos interessantes no programa, que estreia na terça (8). "Pra quem está no TikTok, sabe que eu estou lá muito bem enraizado há bastante tempo [desde novembro de 2019]", confessou ele.

"Estou em contato direto com a equipe do TikTok, participando e dando ideias. Tenho certeza que vai chegar um momento em que vão se perguntar 'é TikTok ou é Fazenda?' ou é 'Fazenda ou TikTok?' de tão grande a imersão nessa experiência. E eu me divirto, e não é pouco, fazendo os meus tiktoks", falou Mion.

TikTok em A Fazenda 12

Por conta do patrocínio do TikTok, A Fazenda 12 vai avançar em uma ideia já implementada no BBB20, que disponilizou um celular para os participantes produzirem conteúdo em formato de Stories dentro da casa. Agora, na Record, os peões vão ter um aparelho para criar publicações com "a cara da rede social".

Assim que entrarem na sede do confinamento, em Itapecerica da Serra, em São Paulo, eles vão receber um tutorial de como operar a ferramenta e serão instruídos pela equipe a como devem criar os vídeos curtos. 

"A ideia é usar e abusar da criatividade dos peões, pra gerarem um conteúdo bem diferente do que a gente costuma fazer. O TikTok tem um conteúdo bem específico, bem diferente, bem-humorado. A gente espera ver muito isso dos peões, a gente espera ver os peões por um outro ângulo. Vamos acompanhá-los como geradores de conteúdo, criativos, todos os dias na plataforma. Pensado e feito exclusivamente pro TikTok", apostou Beatriz Cioffi, diretora de planejamento transmídia da Record.

Veja abaixo uma explicação da executiva da emissora sobre o papel do TikTok no reality. Ela disse que a casa terá um espaço especial da rede social:

Apesar de ter feito uma ação de merchandising no reality da Globo, o TikTok ou qualquer outra rede social não fizeram parte diretamente do BBB20, como vai acontecer em A Fazenda 12. Uma das ações é revelar três participantes pelo perfil @afazendarecord na plataforma antes da estreia, em 8 de setembro.

"Essa parceria com a Record e A Fazenda faz total sentido, sabemos que o reality será um dos maiores assuntos para o nosso público até o fim do ano e queríamos dar um acesso e integração especial para nossos usuários. É a maior parceria que fizemos até hoje no Brasil. Quem estará dentro do reality show irá influenciar o público, que poderá decidir algumas coisas que acontecerão ao longo do programa", afirmou Kim Farrell, diretora de marketing do TikTok para a América Latina.

Obviamente, os participantes de A Fazenda poderão apenas criar o conteúdo, não terão internet para se comunicar com o mundo exterior. Além da rede social, o reality vai contar com outros três patrocinadores: Cimed, Neutrox e Casa KM.

O TikTok atingiu a marca de aproximadamente 7 milhões de usuários no primeiro semestre de 2020. Durante a quarentena, a plataforma de vídeos curtos, criada na China, cresceu. De acordo com levantamento da Kantar Ibope, a rede aumentou 35% entre os adolescentes e jovens, 24% entre adultos de 35 a 55 anos e 14% entre pessoas com mais de 55 anos. 


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