Carregando...

NOVA POLÍTICA

Viva retalha Malhação para tirar blackface; diretor da Globo defende corte

NELSON DI RAGO/TV GLOBO

Rodrigo Faro, Cassia Linhares e Marcio Garcia em Malhação 1998; reprise no Viva será cortada

Compartilhe
  │ 

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 1/5/2023 - 12h54

O Viva optou por cortar cenas de blackface --ação em que brancos se pintam de preto para representarem pessoas negras, frequentemente de forma exagerada-- da reprise de Malhação 1998. O canal de TV fechada anunciou a decisão nesta segunda (1º), por meio de suas redes sociais. Diante da repercussão da notícia, Erick Brêtas, diretor de produtos digitais e canais fechados da Globo, defendeu o corte das cenas numa publicação no Twitter.

O executivo explicou que, apesar de o canal ter como missão o resgate da teledramaturgia nacional, a diretoria preferiu respeitar a sensibilidade dos telespectadores de 2023. Ele também revelou quais foram as cenas removidas --até então, o Viva havia preservado o fato.

Na trama em questão, um grupo de rastafaris se apresentaria num concurso de bandas. Mas eles acabam faltando no evento, e alguns jovens brancos se pintam de preto e ocupam o lugar da banda.

"É um caso de blackface. Em 1998, isso poderia ser tolerado. [Mas] A sociedade evoluiu, e hoje cenas assim são consideradas ofensivas", começou o diretor. "Esse plot não acontece de forma rápida na trama. As consequências dessa ação duram vários episódios", completou. De fato: no anúncio do Viva, consta-se que os episódios de toda a semana (do dia 1º ao 5) serão afetados pelos cortes.

No discurso, Bretas reconheceu que a proposta do canal é resgatar conteúdos na íntegra. Ainda assim, defendeu a decisão tomada:

Preservar a memória da nossa teledramaturgia sempre foi um compromisso do Viva, e não há como negar o empenho do canal em resgatar clássicos da nossa história. Mas essa missão tem que se equilibrar com os valores da sociedade contemporânea. Muitos espectadores poderiam se sentir ofendidos com a reprodução daquelas cenas e com a duração de um plot de black face por vários capítulos. 

"Respeitamos quem pensa diferente, mas nesse caso prevaleceu o entendimento de respeitar a sensibilidade da audiência de 2023. A trama principal pode ser compreendida com a continuação da história. Espero que vocês continuem com a gente. Bom feriado para todos e todas", finalizou ele. 

A medida veio depois de o canal de TV fechada exibir um aviso antes de todas as reapresentações, ressaltando que aquela obra reflete "costumes da época em que foi realizada". É uma forma de evitar que a emissora sofra críticas por anacronismos, como aconteceu com a reprise de Da Cor do Pecado (2004), no ano passado. Desde então, todas as obras passaram a contar com o alerta.

O novo pronunciamento do Viva também dá margem para que outras produções sofram cortes. "As obras do Canal Viva reproduzem comportamentos e costumes da época em que foram realizadas. Eventualmente, algum trecho pode ser excluído desde que não gere prejuízo para a compreensão da narrativa", consta no texto.

Até agora, a emissora e seus representantes não declararam se esses cortes também devem reverberar no Globoplay --normalmente, as novelas vão para o streaming logo depois da apresentação no Viva. Na internet, esse foi uma das questões mais comentadas.

"Isso abre um precedente perigoso. Hoje foi com Malhação e amanhã pode ser com qualquer novela. O diferencial do Viva era exibir as produções na íntegra. Era, pelo jeito. Espero que não cometam o mesmo erro no Globoplay", escreveu um internauta, identificado apenas como William. "Péssima decisão, canal Viva. É um desrespeito com o público e com os envolvidos (que podem ter errado, mas são registros da época e todos podem e devem evoluir)", declarou Yuri.

Veja o pronunciamento do Viva, de Erick Bretas e de internautas a respeito do tema:

Vivinha avisa: os capítulos desta semana de "Malhação 1998" (1 a 5/5) passaram por algumas alterações 📺
⁰As obras do Canal VIVA reproduzem comportamentos e costumes da época em que foram realizadas. Eventualmente, algum trecho pode ser excluído desde que não gere prejuízo para…

— VIVA (@canalviva) May 1, 2023

A ausência da banda leva um grupo de meninos brancos a se pintarem de preto e se apresentarem no lugar da banda ausente. Um caso de black face. Em 1998 isso poderia ser tolerado. A sociedade evoluiu e hoje cenas assim são consideradas ofensivas. (+)

— Erick Bretas (@bretas_erick) May 1, 2023

Isso abre um precedente perigoso. Hoje foi com a Malhação e amanhã pode ser com qualquer novela. O diferencial do Viva era exibir as produções na íntegra. ERA, pelo jeito. Espero que não cometam o mesmo erro no Globoplay.

— William (@will_pds) May 1, 2023

Péssima decisão @canalviva. É um desrespeito com o público e com os envolvidos (que podem ter errado, mas são registros da época e todos podem e devem evoluir).

— Yuri (@falaaiyuri) May 1, 2023

É só botar um aviso no começo do episódio e durante a cena. Não dá pra simplesmente apagar o passado pra fingir que não aconteceu. É importante manter a obra como está até pra se refletir em como o mundo mudou. Toma vergonha nessa sua cara.

— Karamell ☕ (@KatoKunsi) May 1, 2023
{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaB2x7UKwqSURT7D8z28":"uploads/banners/otm_banner_whatsapp_10-10_vf2.gif" }

TUDO SOBRE

Canal Viva

Erick Brêtas

Malhação

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também