TRIBUTO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Laura Cardoso no programa Tributo; ela recebe homenagem da Globo nesta sexta-feira (26)
Laura Cardoso, uma das atrizes mais consagradas da história da teledramaturgia nacional, recebeu uma homenagem da Globo pelo conjunto de sua obra. Vai ao ar nesta sexta (26), na emissora, o programa Tributo a Laura Cardoso, em que a trajetória pessoal e profissional dela é celebrada. Aos 96 anos, Laura aparece bem-humorada e satisfeita com o que viveu, mas confessa: "É muito ruim ficar velha".
No programa, Laura aparece em sua casa em Itu, no interior de São Paulo, onde vive atualmente. A atriz recebe a equipe de gravação e a visita de Dira Paes, que se considera amiga e grande fã de Laura.
Dira conversa com a veterana sobre trabalhos marcantes dela, mostra fotos de momentos importantes da carreira e relembra histórias de peças de teatro e novelas.
Em determinado momento, Dira caminha com Laura pelo jardim da casa. A homenageada segura forte no braço da amiga para caminhar. Laura percebe a própria condição e solta o desabafo: "É muito ruim ficar velha".
Em outro trecho do programa, ela sai com o bisneto, Fernando Baleroni, para revisitar lugares importantes de sua infância e juventude. Eles passeiam pelo bairro da Bela Vista, na região central de São Paulo, onde Laura cresceu. O bisneto sai do carro para ajudar a bisavó a descer e entrar na escola onde ela estudou. "Odeio dar trabalho", ela confidencia à equipe de gravação da Globo.
Laura, no entanto, se diverte e se emociona ao andar pelos corredores do colégio, subir ao palco e atender a fãs. Demonstra ser muito vaidosa com os cabelos e ter orgulho de seu perfeccionismo e profissionalismo em cena. A atriz está longe da TV desde 2019, quando fez uma participação em A Dona do Pedaço (2019).
Ela reflete sobre o que aprendeu com a vida e com a maturidade. "A vida te ensina sempre. Acho que a maturidade te faz raciocinar. E é bom. É bom. Eu me sinto com 15 anos. Eu sou novinha. Se precisar dançar, eu danço, se precisar pular, eu pulo. Eu gosto da vida", afirma a atriz.
"Essa longevidade da Laura é a força de uma energia titã. Ela é uma deusa na Terra. Você é muito amada por um Brasil que te ama, que te admira, que te respeita, que reconhece sua dignidade", declara Dira Paes à amiga, que diz que não é tudo isso.
"Acho que eu estou deixando, na arte de representar, alguma coisa séria, honesta, boa. Gosto de representar até hoje. Amo representar. Amo fazer um personagem, amo estudar a vida de alguém e depois representar. Amo representar", conclui Laura Cardoso.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.