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IMAGENS FORTES

JN traz imagens inéditas de 'danos estruturais' do avião que caiu; veja

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Jornal Nacional mostra danos na fuselagem de avião da Voepass após incidente em março de 2024

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REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/8/2024 - 20h59

O Jornal Nacional exibiu com exclusividade vídeos e fotos de danos estruturais sofridos pelo avião ATR-72 que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave havia sofrido avarias no trem de pouso e em sua fuselagem em março deste ano, passando por reparos entre março e julho. Outro lado: A Voepass afirma que a aeronave não tinha qualquer restrição, com todos os sistemas aptos para operação.

O Fantástico havia revelado a informação em primeira mão no domingo (11), mas as imagens só vieram à tona nesta segunda (12). Um dos pneus estourou na hora da decolagem durante um trecho entre Recife e Salvador, realizado pela companhia em 11 de março.

A Globo ainda ouviu em condição de anonimato uma funcionária da empresa. Ela afirmou que a Voepass já havia sido avisada sobre avarias antes do incidente. "Contaram que o pneu dessa aeronave já estava com problemas, precisando de trocas", disse.

O Jornal Nacional também exibiu um vídeo em que é possível observar uma grande falha entre a porta de serviço e a fuselagem, que teria acarretado em problemas de pressurização.

Após o episódio, a Voepass levou a avião para consertos entre março e julho, voltando a operá-la após aval da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Avião da Voepass com vazamento de óleo (Reprodução/TV Globo)

Em nota a reportagem, a Voepass reforçou que "a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação".

O avião caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na tarde de sexta (9) com 57 passageiros e quatro tripulantes a bordo, atingindo uma área residencial no bairro de Capela. Ela fazia o trajeto entre Cascavel, no Paraná, e o aeroporto de Guarulhos. Ninguém sobreviveu.

Dados preliminares de radares apontam que a aeronave atingiu uma razão de descida de 13 mil pés por minuto [aproximadamente 4.000 metros] após fazer uma curva brusca.

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