TRAGÉDIA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Jornal Hoje, da Globo, exibe queda de avião na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo
Um avião caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta (9). A aeronave, com 57 passageiros e quatro tripulantes a bordo, atingiu uma área residencial no bairro de Capela. Ela fazia o trajeto entre Cascavel, no Paraná, e o aeroporto de Guarulhos --na região metropolitana da capital. Até o momento, não foram registrados sobreviventes.
+ Globo erra e exibe correspondente jogando vôlei ao falar sobre acidente de avião
A Voepass confirmou a informação por meio de nota. "A Voepass Linhas Aéreas informa que a aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo", diz o comunicado (Leia na íntegra no final do texto). Depois, a informação do número de pessoas a bordo foi corrigida para 57 passageiros e quatro tripulantes.
Na manhã deste sábado (10), a companhia aérea voltou atrás e confirmou que, de fato, eram 58 passageiros. Constantino Thé Maia não estava na lista de passageiros embarcados devido a "uma questão técnica identificada pela companhia referente às validações de check-in, validação do embarque e contagem de passageiros embarcados", conforme dito pela empresa, que decidiu confirmação a informação "somente quando não houvesse dúvidas."
Trata-se de um avião bimotor, modelo ATR-72-500, com capacidade máxima para 68 passageiros. O Corpo dos Bombeiros e a Polícia Militar receberam o chamado por volta das 13h30, enviando equipes imediatamente para o local. As informações são do G1.
Dados preliminares de radares apontam que a aeronave atingiu uma razão de descida de 13 mil pés por minuto [aproximadamente 4.000 metros] após fazer uma curva brusca.
Nas redes sociais, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo informou que sete equipes foram deslocadas para o local. Hospitais de Vinhedo e de Valinhos estão sendo mobilizados para receber possíveis feridos.
O trecho entre Cascavel e Guarulhos era a terceira rota do dia da aeronave, que faz parte da frota da companhia aérea Voepass, antiga Passaredo. No início do dia, ela havia deixado Ribeirão Preto, também no interior de São Paulo, rumo a Guarulhos --partindo para a cidade paranaense, de onde retornava.
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador do Estado de São Paulo, voltou às pressas de viagem a Vitória. Ele estava na capital capixaba para um encontro do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste). O Governo do Paraná, por sua vez, decretou luto oficial de três dias.
Veja vídeo:
Da equipe da companhia aérea, prestavam serviços na aeronave: Débora Soper Ávila, de 28 anos; Rubia Silva de Lima, de 41; Humberto de Campos Alencar e Silva, de 61 anos; e Danilo Santos Romano, de 35.
Confira também a relação de passageiros que embarcaram no voo:
Veja últimos momentos do avião:
O avião era um ATR-72, desenvolvido pela fabricante franco-italiana ART (Avions de Transport Régional), com capacidade para até 68 passageiros. O modelo é um turboélice comercial bimotor, de médio porte, produzido em larga escala desde a década de 1980.
Há o registro de pelo menos quatro incidentes envolvendo o ATR-72 na avião comercial:
O âncora César Tralli abriu espaço no final do Jornal Hoje desta sexta (9) para mostrar imagens do acidente. O assunto voltou a ser abordado durante o Volta Olímpica, em que o apresentador confirmou a morte de quatro pessoas. A companhia aérea ainda não revelou quantas pessoas estavam a bordo.
A Voepass emitiu uma nota confirmando o acidente, mas afirmou que ainda não há informações sobre as causas do incidente:
A Voepass Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS - VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A Voepass acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Voepass, antiga Passaredo, ainda disponibilizou o telefone 0800 9419712 durante 24 horas para prestar informações a passageiros, familiares e colaboradores.
A FAB (Força Aérea Brasileira) emitiu uma nota em que disse ter sido acionada e que vai investigar a queda por meio do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
Leia a nota:
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira, em Vinhedo.
Além do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Defesa Civil também estão no local.
Leia a nota na íntegra
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil do estado estão no bairro Capela, em Vinhedo (SP), para o atendimento de uma ocorrência de queda de aeronave. O avião da Voepass Linhas Aéreas saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) e, segundo a companhia, 62 pessoas estariam a bordo, sendo quatro delas tripulantes.
O governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu um minuto de silêncio durante um evento de lançamento ao mar da Fragata Tamandaré, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu uma nota em que diz estar monitorando o atendimento às vítimas e seus familiares pela Voepass. Leia na íntegra:
A Anac lamenta profundamente o acidente com a aeronave da Voepass nesta sexta-feira, 9 de agosto, e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.
A Anac está monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes.
A Agência acompanha os desdobramentos das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Uma moradora que presenciou a queda de um avião em Vinhedo, no interior de São Paulo, se disse muito assustada em entrevista à Globo. Identificada apenas como Rosana, ela afirmou ter visto o exato momento em que a aeronave despencou. "Parecia um papel no ar", definiu, nesta sexta (9).
Em entrevista à emissora, a senhora contou que mora praticamente ao lado do local onde o avião caiu. Ela achou, inclusive, que a aeronave despencaria em frente à residência dela.
O repórter Diego Canci entrevistou para o Jornal Hoje um dos passageiros que perdeu o voo na manhã desta sexta (9). Adriano Assis, que voaria de volta para São Paulo após trabalhar em um hospital de Toledo, município próximo a Cascavel, foi impedido por um funcionário de embarcar após confundir o horário. "Eu discuti com ele, e ele salvou minha vida", declarou.
Alguns internautas resgataram um vídeo do funkeiro MC Hariel reclamando sobre a companhia aérea. Há alguns meses, ele se recusou a seguir viagem na aeronave da empresa e afirmou que ela estava "caindo aos pedaços".
Em nota enviada à reportagem, a VoePass afirmou que "a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC (Aeroporto de Cascavel) sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação."
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Cesar Tralli
Mais lidas