Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LEVOU BRONCA

Marcos Mion proíbe Lucas Viana de usar termo 'autista' de maneira pejorativa

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Imagem de Lucas Viana em A Fazenda 11, reality show da Record

Lucas Viana ouve aviso em A Fazenda 11; modelo usou condições como autista de forma pejorativa

REDAÇÃO

Publicado em 14/12/2019 - 18h25

Marcos Mion usou suas redes sociais para revelar que proibiu Lucas Viana de usar termos como "autista", "mongol" e "retardado" de forma pejorativa. O apresentador tem um filho autista, Romeo, luta pelos direitos da comunidade e foi bastante cobrado sobre as vezes em que o atual campeão usou as palavras para diminuir alguém dentro do confinamento de A Fazenda 11.

"Fui muito cobrado, mas como profissional eu não podia chamar a atenção", explicou Mion. "Ele [Lucas] ficou extremamente envergonhado, arrependido [depois da conversa que tivemos]", continuou. Novamente, o "bebezão" se vitimizou com sua história de vida: "Ele explicou que faz parte da criação dele", disse o pai de Romeo.

"Eu vim do interior, de um lugar simples, onde as pessoas falam isso no campo de futebol, no boteco. Mas fui criado assim, peço mil desculpas", disse o campeão de A Fazenda 11. Em seu Instagram, Lucas também usou a mesma justificativa para se desculpar e afirmou ter aprendido uma lição.

"Vim de um lugar em que a gente falava de brincadeira. Não via isso como maldade, fui criado assim", disse Viana, como se pessoas do interior ou cidades pequenas fossem mais ignorantes. Veja abaixo, uma das muitas situações em que o ex-MTV usou as condições de forma negativa:

"Isso aqui não é um conselho, é uma ordem. Você nunca mais vai usar esses termos de forma pejorativa ou como adjetivo para menosprezar alguém", falou Mion para Lucas. Na noite de quarta-feira (11), foi aprovada no Senado a Lei Romeo Mion, que cria a Carteira Nacional de Identificação do Autista, permitindo às pessoas com autismo ter atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados.

O apresentador comemorou a vitória em seu Instagram: "Minha vontade é só pular, chorar, agradecer. Mais uma vez o Romeo vai impactar positivamente a vida de pessoas que ele nem vai conhecer. Já teve gente que olhou pra ele com desprezo, como um incapaz. Ou, como ouvi uma vez, 'veio quebrado'. Ele agora será lembrado pra sempre", escreveu. Confira a postagem completa:

View this post on Instagram

. Quanta emoção estou sentindo! Desde ontem me sinto andando em nuvens. Pelos dois motivos que cito no vídeo🙏🏼 . É importante destacar que a lei ainda precisa ser assinada pelo Presidente, o que só vai acontecer ano que vem por trâmites necessários. Mas já foi APROVADA🎉💙 . É uma sensação difícil de explicar, me dediquei incansavelmente atuando nos bastidores para a aprovação da lei, somando ao trabalho destemido, de décadas, de todas organizações e movimentos autistas! . Essa não é uma conquista que eu conseguiria sozinho, tem o trabalho de todos ativistas, a emoção de todos pais e mães de autistas, além dos próprios autistas que receberam meu anjo Romeo, eu e nossa família na comunidade com tanto carinho e admiração. . É fundamental também dar todo crédito e reconhecimento a quem entendeu a importância da carteira e colocou tudo em movimento: nossa primeira dama @michellebolsonaro , uma mulher com o coração de ouro, humildade e dedicação ao próximo fora do comum. . A deputada federal @carmenzanotto_deputada que foi quem guiou nossa vontade dentro do Senado e soube articular com maestria para conseguirmos a aprovação ainda este ano! Ao senador #LuizCarlosHeinze que acolheu nossa causa, inclusive de dar o nome da lei em homenagem ao Romeo. A @rejane.dias que é autora da PL e ao @davialcolumbre , presidente do Senado, e em nome dele também a todos senadores e senadoras que votaram e aprovaram o Projeto de Lei e o nome do meu filho para representar tamanha conquista para os autistas! 🙌🏼 . Ainda não caiu minha ficha...mas eu consigo entender que o Romeo é um agente transformador não apenas da minha vida, mas agora de milhões de pessoas. E assim será pra sempre! Todo autista que tirar sua Carteira Nacional de Identificação, vai tirar a Carteira Romeo Mion. . . Vcs tem noção do quanto isso significa?? Mais uma vez Romeo vai impactar positivamente a vida de milhares de pessoas que ele nem vai conhecer. E já teve gente que olhou pra ele com desprezo, como um incapaz. Ou como ouvi uma vez “ele veio quebrado”. Ele agora será lembrado pra sempre, dando dignidade, reconhecimento e acesso para todos com TEA. 🙏🏼 . Obrigado Jesus Cristo. Obrigado.

A post shared by Marcos Mion (@marcosmion) on

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.