Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PRÊMIO INTERNACIONAL

Após três anos de seca, Globo ganha Emmy de melhor novela com Órfãos da Terra

PAULO BELOTE/TV GLOBO

Jamil (Renato Góes), Laila (Julia Dalavia) e Dalila (Alice Wegmann) em foto de divulgação de Órfãos da Terra

Jamil (Renato Góes), Laila (Julia Dalavia) e Dalila (Alice Wegmann) em foto de divulgação de Órfãos da Terra

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 23/11/2020 - 15h04

Órfãos da Terra (2019) ganhou a categoria de melhor telenovela no Emmy Internacional. O anúncio aconteceu nesta segunda-feira (23) na cerimônia online da premiação da TV mundial. Há três anos sem conseguir o título de melhor folhetim --sendo a última vitória a de Verdades Secretas (2015), a Globo quebrou o jejum ao conseguir a estatueta com a trama escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid.

Neste ano, Órfãos da Terra disputou o troféu com Chen Xi Yuan, da China; Na Corda Bamba, de Portugal; e Pequeña Victoria, da Argentina.

Protagonizada por Renato Goés, Julia Dalavia e Alice Wegmann, a trama foi a primeira novela da Globo que abordou a temática dos refugiados no Brasil.

A audiência reagiu bem com o tema na reta final do folhetim e a crítica também. Em setembro, a trama recebeu o Grand Prize no Seoul Drama Awards, e, em 2019, ganhou o Rose D’Or Awards, na categoria Serial Drama. 

"Obrigada a Globo por ter tido coragem de produzir esse projeto, e um obrigado especial a toda equipe pela fantástica dedicação. Tenho certeza de que todos estão muito felizes de ver nossa mensagem sobre os refugiados e sobre o amor chegar a tantas pessoas pelo mundo", disse o diretor Gustavo Fernandez em nota enviada à imprensa.

A autora Thelma Guedes também mostrou entusiasmo com a vitória do folhetim: "É muito gratificante saber que uma história que saiu de sua cabeça, de seu imaginário, de sua arte, chegou a tanta gente em tantos lugares diferentes. Vencer o Emmy Internacional, considerado o Oscar da TV mundial, é uma honra e uma responsabilidade enorme".

"É muito bom ter o seu trabalho reconhecido. É o momento de celebrar, depois da estiva de fazer uma novela. E dessa vez tem um gosto ainda mais especial, que é saber que nossa história de acolhimento e empatia tem sensibilizado pessoas em todo o mundo", complementou a também autora Duca Rachid.

Confira o anúncio: 

Veja a nota da Globo na íntegra:

"Orfãos da Terra vence o Emmy Internacional de Melhor Telenovela

Hoje, a equipe de Orfãos da Terra tem um motivo muito especial para comemorar: a obra escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid com direção artística de Gustavo Fernandez levou, nesta segunda-feira (23), o prêmio de Melhor Telenovela na 48º edição do Emmy Internacional.

A cerimônia, que tradicionalmente acontece em uma grande festa em Nova Iorque, este ano foi realizada remotamente e transmitida ao vivo pelo site da Academia das Artes e Ciências Televisivas. O anúncio da vitória de Órfãos da Terra foi feito por Paul Blackthorne. A obra concorria com Chen Xi Yuan, da China; Na Corda Bamba, de Portugal; e Pequeña Victoria, da Argentina.

O diretor Gustavo Fernandez representou a equipe da obra no evento: "Agradeço a Academia e as autoras, que são criadoras deste maravilhoso projeto e agora duas vezes ganhadoras do Emmy, Duca Rachid e Thelma Guedes. Obrigada a Globo por ter tido coragem de produzir esse projeto, e um obrigado especial a toda equipe pela fantástica dedicação. Tenho certeza de que todos estão muito felizes de ver nossa mensagem sobre os refugiados e sobre o amor chegar a tantas pessoas pelo mundo".

Emocionadas com a vitória, as autoras agradeceram a valorização dos temas abordados na novela. "É muito gratificante saber que uma história que saiu de sua cabeça, de seu imaginário, de sua arte, chegou a tanta gente em tantos lugares diferentes. Vencer o Emmy Internacional, considerado o Oscar da TV mundial, é uma honra e uma responsabilidade enorme", comemorou Thelma Guedes. "É muito bom ter o seu trabalho reconhecido. É o momento de celebrar, depois da estiva de fazer uma novela. E dessa vez tem um gosto ainda mais especial, que é saber que nossa história de acolhimento e empatia tem sensibilizado pessoas em todo o mundo", complementou Duca Rachid.

A novela foi exibida em abril do ano passado na TV Globo e contou a história de amor e superação de Jamil (Renato Góes) e Laila (Julia Dalávia), que chegam ao Brasil com o desejo de reconstruírem suas vidas. Ela, uma refugiada síria. Ele, empregado de um poderoso sheik libanês (Herson Capri), que tomou Laila, à força, como uma de suas esposas. Surpreendidos pela paixão e fugindo de uma nação em guerra, os dois unem forças para tornar esse amor possível. Além de trazer como pano de fundo a questão dos refugiados, a novela tem como principais mensagens a empatia, a diversidade cultural e a superação em nome do amor.

Esse já é o terceiro prêmio internacional que a novela conquista. Este ano, a trama recebeu o Grand Prize no Seoul Drama Awards, e, em 2019, ganhou ainda o Rose D’Or Awards, na categoria Serial Drama. Orfãos da Terra foi licenciada para mais de cinquenta países, entre eles México, Uruguai e Bolívia.

Cauã Reymond também participou da cerimônia, anunciando a categoria TV Movie/Mini-Series, em que a Globo concorreu com Elis - Viver é Melhor que Sonhar. O ator apresentou o prêmio da praia de Joatinga, no Rio de Janeiro.

Considerado o evento número 1 do mercado televisivo, o Emmy Internacional reconhece a excelência de produções feitas exclusivamente para TV fora dos Estados Unidos, além de conteúdo de língua não inglesa produzido para a TV americana. A Globo já recebeu 17 troféus do Emmy. O primeiro foi o de Personalidade Mundial da Televisão, recebido por Roberto Marinho, em 1976, prêmio que receberia novamente em 1983.

Seu filho, Roberto Irineu Marinho recebeu a estatueta em 2014, na mesma categoria. Em 1981, a Globo ganhou com o musical A Arca de Noé e em, 1982, com Morte e Vida Severina. A Globo foi premiada sete vezes por Melhor Novela, com Caminho das Índias (2009), Laços de Sangue, coprodução com a SIC, exibida em Portugal (2011), O Astro (2012), Lado a Lado (2013), Joia Rara (2014), Império'(2015) e Verdades Secretas (2016).

Em 2011, o Jornal Nacional levou o Emmy de Jornalismo na categoria Notícia, com a cobertura da retomada do conjunto de favelas do Alemão pelas forças de segurança do Rio de Janeiro. A Mulher Invisível (2012) e Doce de Mãe (2015) venceram na categoria Melhor Comedia.

Fernanda Montenegro recebeu o prêmio em 2013 como Melhor Atriz por seu papel em Doce de Mãe. A Globo também recebeu o prêmio de Melhor Série no Emmy Internacional Kids 2018, com Malhação: Viva a Diferença. E, agora, fecha o ano de 2020 com o troféu de Melhor Telenovela para Órfãos da Terra"


Resumos Semanais

Resumo da novela Órfãos da Terra: Capítulo de 21 de setembro

Sábado, 21/9 (Capítulo 149)
Camila inicia seu depoimento. Dalila reclama de ter a alta adiada. Padre Zoran convida Missade a voltar a dar aulas no Instituto. Benjamin sente ciúmes de Letícia. Letícia fica encantada com o trabalho de Faruq no ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.