Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

O CATAR É LOGO AÍ

Sem jogos, ESPN fecha lista da Copa com Mauro Naves para tirar ibope de SporTV

REPRODUÇÃO/ESPN

Mauro Naves com uma camisa branca e um sorriso durante um programa na ESPN

Mauro Naves: jornalista fará Copa do Mundo do Catar pela ESPN junto com mais 17 profissionais

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 3/6/2022 - 20h49
Atualizado em 3/6/2022 - 21h22

Mesmo sem os direitos de transmissão dos jogos da Copa do Mundo do Catar, a ESPN fechou seu esquema de cobertura do torneio que começa em novembro. E será uma equipe robusta para uma TV esportiva sem jogos ao vivo. Ao todo, serão 18 enviados ao país do Oriente Médio, contabilizando jornalistas, equipe de suporte e digital. O nome mais conhecido é o de Mauro Naves, que irá cobrir seu primeiro Mundial fora da Globo. 

O Notícias da TV teve acesso, em primeira mão, à lista de nomes de profissionais que estarão na Copa in loco. Serão eles: Gustavo Hofman, Mauro Naves, Zinho, Pedro Ivo Almeida, Gláucia Santiago, João Castelo-Branco, Natalie Gedra, Mendel Bydlowski e Eduardo de Meneses. Outros nove nomes são dos bastidores e vão cuidar da parte técnica. 

Hofman, Naves, Zinho, Pedro Ivo e Gláucia vão dedicar 100% de seu tempo para a cobertura da Seleção Brasileira. Já Bydlowski fará reportagens especiais sobre a cultura no Catar. Edu de Meneses ficará a cargo de mostrar o clima nos estádios-sedes antes dos jogos. Já Castelo-Branco e Natalie vão cobrir outras seleções. 

A ESPN vai manter o padrão que fez nos últimos anos nas coberturas em que não teve partidas. Além de investir na cobertura jornalística no local, o conglomerado de mídia do Mickey Mouse vai apostar na opinião pós-jogo do Linha de Passe, que será diário durante a disputa do torneio. Também haverá edições ao vivo especial assim que a Seleção Brasileira parar de jogar. 

Foi com esse padrão de cobertura que a ESPN conseguiu bons números no Mundial de 2018 na Rússia e na Copa América de 2021. A aposta interna é manter os resultados de outrora, numa fase em que a ESPN está cada vez mais perto na audiência do SporTV, o canal esportivo da Globo. 

Dos nomes selecionados, o mais familiarizado com a cobertura dos passos do Brasil é o de Mauro Naves. Ele irá para sua sétima Copa do Mundo com cobertura no local. Entre 1998 e 2018, ele foi enviado pela Globo e era um dos repórteres que cobriam a Seleção Brasileira na emissora. Ele saiu em 2019. 

Destaque também para a participação do ex-jogador Zinho, tetracampeão com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1994; dos correspondentes internacionais João Castelo-Branco e Natalie Gedra --elogiados pelo público da ESPN pela da Premier League--; e de Pedro Ivo Almeida, que já cobriu Seleção Brasileira por três Copas em outros veículos, mas vai para sua primeira pela televisão. Ele entende bastante dos bastidores da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Na TV brasileira, apenas o Grupo Globo tem os direitos dos jogos até o momento. Na TV aberta, serão 56 jogos ao vivo. Na TV paga, todos os 64 embates serão feitos. No streaming, Globoplay fará transmissão bem-humorada com Tiago Leifert, que volta à emissora apenas para esta cobertura.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.