Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

BRIGA NA TV PAGA

Com grana da Disney, ESPN cola na traseira do SporTV no ibope pela 1ª vez

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Paulo Andrade com um paletó branco ao lado do troféu da Libertadores na bancada do Linha de Passe

Paulo Andrade no Linha de Passe: ESPN está bem próximo de virar canal esportivo mais visto

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 24/5/2022 - 7h00

Com o investimento alto da Disney em direitos de transmissão, a ESPN está em vias de passar o SporTV pela primeira vez na história e assumir a liderança entre os canais esportivos da TV paga em maio. Transmissões de Libertadores e das finais de torneios internacionais alavancaram os números. Mas até mesmo programas estão em alta e conseguem vencer atrações do canal esportivo da Globo.

Em abril, segundo dados do Ibope PNT da TV paga, a ESPN ficou com 0,39 ponto contra 0,43 do SporTV. Neste mês, o canal da Disney tem conseguido liderar com frequência no horário nobre e no início da tarde com os programas Futebol 90, ESPN FC - 2ª Edição e Linha de Passe, além das transmissões ao vivo dos eventos, de acordo com números obtidos pelo Notícias da TV. Entre 1 e 22 deste mês, a ESPN tem 0.44 contra 0.48 no SporTV.

Na última quarta-feira (18), por exemplo, com a transmissão exclusiva de Palmeiras x Emelec, a ESPN marcou média de 4,3 pontos, com picos de 5,0, das 19h às 21h. O resultado foi 425% acima da GloboNews, que ficou em segundo lugar. O SporTV ficou no top dez da TV paga com a Série B, mas somente com 0,5 ponto. 

Logo após, o canal da Disney foi líder também com Tolima x América-MG, transmitido a partir das 21h. O jogo marcou 2,0 pontos e deu mais que o dobro que o segundo colocado geral na faixa, o Viva. No mesmo dia, mas à tarde, a ESPN 2 liderou com a final da UEFA Europa League, com Eintracht Frankfurt x Rangers. O jogo marcou 2,0 pontos de média e ficou em primeiro lugar. 

No fim de semana, a rodada final da Premier League também atraiu muito público. O título do Manchester City em uma virada épica de 3 a 2 contra o Aston Villa chegou a picos de 5,0 pontos e foi a maior audiência do ano do futebol inglês. No horário, o SporTV obteve apenas 0,3 ponto de média. 

Falando só de programas, o ESPN FC - 2ª Edição tem liderado a maioria dos confrontos contra o Tá na Área, programa exibido pelo SporTV que mescla futebol e humor. O debate do canal da Disney apresentado por João Guilherme marcou média de 1,0 ponto contra 0,2 no confronto direto, das 17h50 às 18h30 na última sexta-feira (20). 

O fato que explica a boa fase da ESPN é o alto investimento da Disney em direitos de transmissão. Somente neste mês, foram comprados nove para os próximos anos. Entre as negociações fechadas estão a renovação da Libertadores, a Copa Sul-Americana, a Recopa, as Eliminatórias da Europa de seleções e a Copa do Nordeste. Também foi adquirido o Roland Garros, o único grand slam de tênis que o canal não exibia.

No caso do SporTV, existe quase um abandono pela Globo. Hoje, o canal foca em torneios nacionais como o Brasileirão da Série A e B, além da Copa do Brasil e o Brasileirão Feminino. Na briga pela Libertadores a partir de 2023, a Globo não conseguiu competir com os dólares das gigantes estrangeiras, e o canal pago ficará sem o torneio pelo menos até 2026.  


Leia também

Enquete

Pantanal perde audiência: novela está chata?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.