Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LADEIRA ABAIXO

Sem conteúdo, Plantão BBB faz a Globo passar vergonha com baixo ibope no Brasil

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ana Clara Lima com uma blusa azul e a mão esquerda ajeitando o cabelo para trás da orelha

Ana Clara Lima no comando do Plantão BBB; atração fez a audiência da Globo despencar em todo o Brasil

Criado para impulsionar a audiência vespertina e se aproveitar do fenômeno que virou o BBB21, o programa Plantão BBB fez a Globo despencar no Ibope em todo o país e passar vergonha em algumas praças, onde ficou em terceiro lugar. A falta de conteúdo da atração comandada por Ana Clara Lima se tornou motivo de comemoração para a Record e para o SBT.

De acordo com um estudo obtido pelo Notícias da TV, a média do PNT (Painel Nacional de Televisão), que afere os dados das 15 principais regiões metropolitanas do país, mostra que a Globo afugentou sua audiência, que não encontra nenhuma novidade na atração. O Plantão BBB entra no ar esvaziado e repetindo muito do que o Mais Você e o Encontro com Fátima Bernardes debateram poucas horas antes.

O Plantão BBB estreou em 5 de abril, e a média apresentada nas quatro semanas em que está no ar foi de 10,1 pontos, o equivalente a 2,7 milhões de lares sintonizados na atração, ou 7,2 milhões de indivíduos.

Nas quatro semanas anteriores, quando a faixa era preenchida pelas novelas do Vale a Pena Ver de Novo, a Globo era a preferência em 3,1 milhões de lares, o equivalente a 8,3 milhões de pessoas. Ou seja, mais de 1 milhão de brasileiros trocaram a líder de audiência por outras opções de entretenimento --principalmente Record e SBT.

Em algumas praças os números são ainda mais embaraçosos. São Paulo, principal mercado publicitário, mostrou que a decisão da Globo de estrear um programa de fofocas sem fofocas, só com memes e notícias "paz e amor", fez Fabíola Reipert e Reinaldo Gottino crescerem ainda mais e se consolidarem na liderança com o quadro A Hora da Venenosa, do Balanço Geral, na Record.

Em abril, o Plantão BBB marcou 9,4 pontos contra 9,9 do Balanço Geral na média em São Paulo. Nas quatro semanas que antecederam a estreia do programa, a Globo havia registrado 12,1 pontos contra 9,8 da Record.

Em Goiânia, a Globo passa vergonha, despencando do segundo para o terceiro lugar e ficando atrás do SBT. Antes da estreia do Plantão BBB, a afiliada da maior rede de televisão do Brasil disputava a liderança com a Record no horário. De 8,6 pontos em março, despencou para 5,6 em abril, contra 10,2 do  líder Balanço Geral GO, comandado por Silvye Alves, e 5,9 da segunda colocada.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Bocão, Silvye Alves e Erlan Bastos derrotam a Globo

Virou freguesa

Outra praça da Record que se beneficiou da falta de conteúdo do Plantão BBB foi a de Fortaleza (CE). Na semana de 12 a 18 de abril, o Balanço Geral CE, sob o comando de Erlan Bastos, fechou com média de 9,1 contra 8,1 a afiliada da Globo no Estado. Em Campinas (SP), o mesmo período também rendeu o segundo lugar à atração da rede da família Marinho, com 7,9 pontos contra 9,0 da afiliada da rede de Edir Macedo.

Em Salvador (BA), a situação do Plantão BBB é ainda pior. Em março, quando o programa de Ana Clara Lima não existia, a Globo registrava 10,6 de média, contra 9,0 de abril. E a Record, com o telejornal de Zé Eduardo, o Bocão, cresceu ainda mais no horário, saltando de 15,8 para 16,9 pontos.

Belo Horizonte (MG) também mostrou desinteresse da audiência pelo novo vespertino da Globo, que caiu de 9,7 pontos em março para 8,8 em abril. O Balanço Geral MG fechou com média de 10,0 pontos contra o spin-off do BBB21.

De todas as praças aferidas pelo Ibope no PNT, somente Manaus (AM) apresentou um ganho de audiência à Globo, que cresceu de 9,3 (março) para 10,1 pontos (abril).

No Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Distrito Federal, Recife (PE), Belém (PA) e Vitória (ES), o Plantão BBB também fez a Globo despencar, mas não a ponto de perder a liderança.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários sobre BBB21


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.