Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANDRÉ ARTECHE

Ator revela conselho de Jorge Fernando para mergulhar em dor em Ti Ti Ti

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

André Arteche em cena de Ti Ti Ti: caracterizado como Julinho, ator olha de maneira tensa para alguém fora do quadro

Julinho (André Arteche) em cena de Ti Ti Ti: ator relembra trabalho com diretor Jorge Fernando

Julinho de Ti Ti Ti, André Arteche relembra alguns conselhos que recebeu do diretor Jorge Fernando (1955-2019) para viver o personagem no remake de Maria Adelaide de Amaral e Vicent Villari. Na trama, o ator perde o namorado Osmar (Gustavo Leão) em um acidente de carro e embarca em uma mentira para que a mãe do seu amado não descubra que ele era gay.

"Jorge Fernando foi muito importante na construção do personagem. Ele me deu os caminhos [de] como trabalhar bastante a sensibilidade do Julinho", diz o ator em entrevista ao Notícias da TV

O lado dramático do cabeleireiro está presente na trama reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Além de ver Marcela (Isis Valverde) se passar por namorada de Gustavo para que Bruna (Giulia Gam) não desconfie da sexualidade do filho morto, Julinho é vítima de homofobia por conta dos comentários de Gustavo (Leopoldo Pacheco) e Edgar (Caio Castro). 

Para quem assiste ao folhetim em 2021, é possível sentir um estranhamento na maneira como os dois personagens se referem ao personagem vivido por André Arteche. Em uma das cenas, o veterano pede ao cabeleireiro que não lhe dirija a palavra por ser um homem gay. 

Questionado pelo Notícias da TV se a trama do amigo de Marcela seria modificada caso a novela das sete fosse ambientada atualmente, Arteche faz uma colocação sobre como a família Sampaio poderia abordar a homossexualidade do cabeleireiro.

"Infelizmente, o preconceito ainda existe, mas podemos notar mudanças positivas como, por exemplo, as denúncias. A sociedade está mais alerta", comenta o intérprete. 

Isis Valverde e André Arteche em Ti Ti Ti 

Boas lembranças

Além do drama de ter perdido o amor de sua vida, Julinho acompanhou de camarote a aproximação do casal Edgar e Marcela e viu sua amiga ficar completamente perdida com a volta de Renato (Guilherme Winter) ao Brasil. O rapaz tinha namorado a mineira no começo da trama e a abandonou grávida. 

O ator se lembra com carinho de sua parceria com Isis Valverde. "É uma atriz que joga junto. Tivemos uma excelente parceria, e eu adoro o trabalho dela. Ela é engraçada e gente boa nos bastidores!", relembra ele. 

Ele também emenda que teve bons momentos com os colegas da família Sampaio: "[Gostei de fazer] a novela toda. Tinham cenas lindas com a Isis, Giulia [Gam], Caio [Castro]... O núcleo era muito divertido, e trabalhamos em harmonia", diz o ator. 

Dez anos após o fim de Ti Ti Ti, Arteche comenta que esse entrosamento entre os colegas é lembrado pelo público e, até hoje, a saga de Julinho ainda rende comentários de espectadores. "Foi um momento importante da minha carreira. Ele era um personagem que tinha um papel social, tanto que até hoje as pessoas ainda lembram. Sou muito grato a ele", finaliza. 


Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#56 - Ana acorda em A Vida da Gente! E agora?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas suas novelas preferidas!


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.